A atleta paulistense Mariana Alves Fernandes, de 15 anos, moradora do bairro do Janga, em Paulista, conquistou um importante resultado no cenário internacional do karatê sendo contemplada com a medalha de bronze no Campeonato Pan-Americano Juvenil de Karatê da World Karate Federation (WKF), realizado de 24 a 30 de agosto, na Costa Rica.
Representando o Brasil na categoria Cadete, Kumite Feminino até 54 kg, Mariana terminou a competição na terceira colocação entre 29 atletas de diversos países das Américas. Com o resultado, a moradora do bairro do Janga garantiu vaga para o Campeonato Mundial da modalidade, que acontecerá entre 12 e 18 de outubro, na Polônia.
A conquista internacional amplia o currículo da jovem karateca, que já é tricampeã brasileira, bicampeã estadual, bicampeã do Open Nacional de Pernambuco e integrante da Seleção Brasileira de Karatê (CBK). Há cinco anos, Mariana treina pela equipe Team Paulo Franco, onde desenvolve a preparação para competições nacionais e internacionais.
A rotina de treinamentos e a participação em torneios nacionais e internacionais têm contribuído para o desenvolvimento técnico da atleta e para a consolidação de sua trajetória no esporte.
Para o superintendente de Esportes do Paulista, Emmanuel Soares, a conquista de Mariana representa motivo de orgulho para o município e evidencia o potencial dos atletas paulistenses.
“Mariana é um grande exemplo de talento, dedicação e disciplina. Conquistar uma medalha de bronze em um campeonato Pan-Americano, diante de 29 atletas em sua categoria, é um resultado extraordinário e mostra a força do esporte de Paulista. Estamos muito felizes em ver uma jovem atleta levando o nome do nosso município para o cenário internacional e, agora, com a classificação para o Mundial, ela terá mais uma grande oportunidade de representar Paulista e o Brasil”, destacou Emmanuel Soares.
O secretário de Educação e Esportes, Gilberto Sabino, ressaltou que a conquista é motivo de orgulho para toda a cidade e reforça a importância de incentivar o esporte entre os jovens.
“A conquista de Mariana mostra que Paulista tem atletas com talento, determinação e capacidade para alcançar grandes resultados. Uma medalha Pan-Americana e uma classificação para o Campeonato Mundial são motivos de muito orgulho para todos nós. Essa trajetória também confirma a importância de criar oportunidades e apoiar nossos jovens para que possam desenvolver seus talentos e representar o município em competições cada vez maiores”, afirmou Gilberto Sabino.
Com a medalha de bronze conquistada na Costa Rica, Mariana agora volta suas atenções para a preparação para o Mundial da modalidade, na Polônia. Aos 15 anos, a atleta segue construindo uma trajetória de destaque e levando o nome de Paulista para além das fronteiras do país.
Fotos; Cortesia



