Ir para o conteúdo

Projeto “Cuidar de Quem Cuida” realiza III edição do Encontro nas Escolas e promove valorização dos servidores

Com o objetivo de promover a valorização profissional e o cuidado emocional dos servidores da rede municipal de ensino, a Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Educação e Esportes (SEEPA), vem realizando o III Encontro nas Escolas, dentro do projeto “Cuidar de Quem Cuida”. Promovida pela Gerência de Apoio Discente e Articulação Comunitária, a ação tem como foco o cuidado emocional, o acolhimento e a promoção do bem-estar dos servidores que atuam nas unidades da rede municipal de ensino.

Nesta edição, os encontros foram realizados na Escola Municipal Zulima Pinho Alves, na segunda-feira (17), e na Escola Municipal Tancredo Neves, na quarta-feira (19), ambas localizadas no bairro de Jardim Paulista Baixo.

Durante as atividades, gestores e funcionários participaram de momentos de escuta, diálogo e troca de experiências, em um ambiente voltado ao fortalecimento dos vínculos entre os profissionais e à valorização de quem contribui diariamente para o funcionamento das escolas e para a formação dos estudantes.

De acordo com o gerente da Gerência de Apoio Discente e Articulação Comunitária, Cássio Souza, o projeto nasceu da necessidade de ampliar o olhar sobre os profissionais que fazem parte do cotidiano da educação municipal.

“O projeto ‘Cuidar de Quem Cuida’ nasce justamente da necessidade de promover momentos de acolhimento, escuta e valorização para os nossos servidores. Cuidar de quem está diariamente contribuindo para a educação dos nossos estudantes é também fortalecer toda a comunidade escolar e construir um ambiente de trabalho mais humano e saudável”, destacou Cássio Souza.

A coordenadora de Articulação Comunitária da SEEPA, Simone Barros, ressaltou que a iniciativa cria espaços de cuidado dentro das próprias escolas, fortalecendo as relações entre os servidores.

“Quando promovemos momentos como este, estamos reconhecendo a importância de cada profissional que faz parte da nossa rede. O cuidado também precisa estar presente no ambiente de trabalho, por meio da escuta, do acolhimento e da valorização das pessoas. Essa é uma oportunidade de fortalecer vínculos e lembrar que ninguém constrói uma educação de qualidade sozinho”, afirmou Simone Barros.

O projeto “Cuidar de Quem Cuida” faz parte das ações permanentes da SEEPA voltadas à humanização das relações de trabalho e ao fortalecimento da comunidade escolar, reconhecendo que o cuidado com os profissionais é um elemento essencial para a construção de uma educação pública mais acolhedora e de qualidade.

Fotos: Cortesia

Categorias

Compartilhe:

Paulista realiza ação de prevenção e diagnóstico precoce da hanseníase e reforça busca ativa nas comunidades

SEEPA celebra Dia do(a) Coordenador(a) Pedagógico(a) com imersão cultural no Casarão dos Lundgren

Projeto “Cuidar de Quem Cuida” realiza III edição do Encontro nas Escolas e promove valorização dos servidores

Refis Paulista oferece descontos de até 100% sobre juros e multas para regularização de débitos municipais

Camarote da Acessibilidade garante participação inclusiva na Festa de Emancipação de Paulista

Paulista promove ação com serviços de saúde e cidadania durante a Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Caravana das Juventudes leva serviços de cidadania, saúde, meio ambiente e tecnologia ao Engenho Maranguape

SEMMA leva educação ambiental e conhecimento sobre tartarugas marinhas a estudantes de escola municipal

Paulista reúne SEEPA, CAE e empresa terceirizada para alinhar ações e fortalecer a alimentação escolar