Por Cátia Oliveira
Nesta sexta-feira (10), foi realizada a 11ª edição do Projeto Onírà: Cidadania e Saúde nos Terreiros, no Centro Espírita Cabocla Jurema, localizado na Rua Laos, em Nossa Senhora do Ó, na Comunidade do Touca. A iniciativa promovida, mensalmente, pela Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Políticas sobre Drogas, Direitos Humanos e Juventude, em parceria com a Secretaria de Saúde, visa fortalecer a cidadania e promover o acesso à saúde e aos direitos das comunidades tradicionais de terreiro, bem como dos moradores dos arredores.
Durante a manhã desta sexta-feira, os participantes contaram com emissão de documentos como RG; segunda via de certidões de nascimento e casamento; inclusão e atualização no Cadastro Único (CadÚnico), que visa mapear as famílias de baixa renda para acessarem programas sociais como o Bolsa Família; testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), por meio de unidade móvel do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Itinerante, além de vacinação humana e animal.
De acordo com André Luiz, diretor de Igualdade Racial, da Superintendência de Direitos Humanos do Paulista, a expectativa é de atender cerca de 50 pessoas por demanda espontânea, ou seja, sem a necessidade de agendamento para serviços diversos e até 15 pessoas interessadas na retirada do RG, que receberam fichas de atendimento.
Segundo o diretor, o Projeto Onírà tem por finalidade levar serviços de cidadania e saúde aos terreiros, além de combater o preconceito e desmistificar as religiões de matriz africana, como o Candomblé, a Umbanda e a Jurema Sagrada.
“A iniciativa busca aproximar as políticas públicas dessas comunidades historicamente invisibilizadas, promovendo a integração entre a gestão pública e a população, mostrando que os terreiros são espaços de acolhimento, cuidado e amor. A cada edição, o projeto amplia a participação de pessoas de diferentes religiões, fortalecendo o acesso aos serviços públicos e incentivando a convivência e o respeito entre todos”, ressaltou.
Uma das participantes da ação, Fernanda Patrícia, de 48 anos, voluntária e paciente do IMIP, aprovou a iniciativa. Além de vacinar sua cadelinha de nome Princesa, solicitou a segunda via do registro de nascimento e da carteira de identidade.
“Estou muito satisfeita com o projeto, estava precisando desses documentos e pude tirá-los aqui perto, além de vacinar Princesa. Seria muito bom que estes serviços viessem mais vezes, para contemplar mais pessoas da comunidade”, afirmou.
Já a moradora da localidade, dona Iranir Galvão Pereira, de 82 anos, aproveitou a ação para acessar serviços como vacinação contra gripe, além de solicitar a segunda via da identidade. Ela destacou a importância da iniciativa, principalmente pela facilidade de atendimento próximo à comunidade, já que enfrenta dificuldades de locomoção após uma cirurgia na perna.
“Estava querendo vir demais para esta ação porque minha identidade já está vencida. Dei entrada na segunda via agora e aproveitei para me vacinar. Vim buscar muitos serviços e tudo me deram aqui. Está sendo muito bom. Se não fosse essa ação, como faria pra buscar esses serviços? Quebrei a perna e precisei passar por cirurgia. Estou andando com um apoio”, pontuou.
O Babalorixá Marcos Antônio Correia de Souza destacou a importância da iniciativa da prefeitura e o papel do espaço na comunidade. “A proposta também é aproximar a população das religiões de matriz africana e da Jurema Sagrada com foco na promoção do diálogo e do combate ao preconceito. O objetivo é mostrar que o terreiro é um espaço de acolhimento, solidariedade e construção de vínculos com a comunidade, reforçando que o bem está nas atitudes das pessoas. Aqui, neste espaço, além de buscarmos ações de saúde e cidadania, realizamos iniciativas solidárias, como distribuição de sopa e roupas para pessoas em situação de vulnerabilidade, em parceria com outras organizações”, ressaltou.
Neste mês de julho, o Onírà irá promover mais uma ação no dia 30, em alusão ao Julho das Pretas, mês da mulher negra e caribenha. Esta 11ª edição contou com a articulação do projeto Raízes e Redes, responsável pela interlocução com a comunidade de terreiro para viabilizar os atendimentos. O Raízes e Redes, apoiado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura, foi responsável pela produção de um documentário, exibido no local, sobre a história e o trabalho das marisqueiras e pescadores da comunidade atendida pelos serviços.
Fotos: Juan Marvin
















