Saúde do Paulista apresenta Relatório Detalhado do 1º Quadrimestre de 2026 no plenário da Câmara

Por Cátia Oliveira

Com o objetivo de apresentar e discutir ações, metas e resultados da Saúde referentes aos meses de janeiro a abril de 2026, a Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta sexta-feira (19) a apresentação do Relatório Detalhado do 1º Quadrimestre (RDQA) de 2026. A iniciativa aconteceu no Plenário da Câmara Municipal do Paulista, durante Audiência Pública. A prestação de contas reuniu representantes da gestão municipal, técnicos da secretaria, membros do Conselho Municipal de Saúde e representantes da sociedade civil.

Compuseram a mesa do evento a secretária Municipal de Saúde, Sônia Arruda, a superintendente de Planejamento e Gestão, Gislaine Calado, o coordenador de Planejamento e Gestão, Danilo Rodrigues de Souza Almeida, a diretora de Planejamento e Gestão, Anne Caroline Ferreira de Freitas, além do consultor de contabilidade da Prefeitura do Paulista, Thiago Silva.

Por meio de diferentes gráficos, foram apresentadas despesas totais de R$ 54.889.736,28, detalhadas por subfunções, incluindo gastos com folha de pagamento, manutenção de equipamentos, aquisição de medicamentos e insumos, além do custeio de despesas como energia elétrica, água e aluguéis. Na ocasião, o consultor em contabilidade detalhou ainda a aplicação dos recursos nas áreas de Atenção Primária, Média e Alta Complexidade, assistência ambulatorial, assistência farmacêutica e Vigilância em Saúde.

Por fim, os participantes também puderam conhecer as fontes de financiamento que viabilizaram investimentos e despesas, a partir dos aportes do Sistema Único de Saúde (SUS) destinados ao Fundo Municipal de Saúde e das pactuações entre estado e município.

A secretária de Saúde, Sônia Arruda, destacou as iniciativas realizadas e as demandas atendidas a partir dos recursos disponíveis.

“Não tivemos acréscimos de receitas, mas recebemos emendas parlamentares já cadastradas, cujos recursos ainda não foram liberados para execução. Enquanto aguardamos esses repasses, otimizamos os recursos disponíveis, promovendo vários mutirões e ampliando ações de vacinação, sem gerar custos adicionais. Agora, para o segundo semestre, aguardamos um novo aporte financeiro do Ministério da Saúde, que permitirá ampliar ainda mais essas ações”, afirmou.

Com foco na transparência e na responsabilização pública, a superintendente de Planejamento e Gestão da Secretaria de Saúde, Gislaine Calado, ressaltou a importância da apresentação do relatório, que oferece a oportunidade para os diversos segmentos debaterem e tirarem dúvidas.

“O RDQA é regulamentado por lei, tem obrigatoriedade de publicização e visa tanto a fiscalização quanto a avaliação dos recursos públicos. Sua apresentação, realizada três vezes por ano, é um momento importante para que a comunidade e todos os participantes possam conhecer os recursos disponibilizados, debater e esclarecer dúvidas, funcionando como um importante instrumento de controle social”, pontuou.

A Prefeitura do Paulista reforça o compromisso com a transparência na aplicação dos recursos públicos e ressalta o fortalecimento da gestão municipal a partir da participação social e da melhoria dos serviços oferecidos.

Fotos:
João Gonçalves / SEI
Cátia Oliveira / SEI  ( Foto dos gráficos)

Categorias

Compartilhe:

Cortejo Junino celebra a cultura popular e anima o Centro de Paulista

Saúde do Paulista apresenta Relatório Detalhado do 1º Quadrimestre de 2026 no plenário da Câmara

Prefeitura do Paulista realiza mutirão de limpeza em Nossa Senhora do Ó, Maria Farinha e na PE-22

Paulista reforça compromisso com a inclusão ao participar de audiência sobre empregabilidade LGBTQIAPN+

Prefeitura do Paulista divulga esquema de funcionamento dos serviços municipais no feriado de São João

Ouvidoria Geral do Paulista promove capacitação sobre LGPD e reforça proteção de dados dos cidadãos

Temporada reprodutiva se aproxima do fim com nascimento de 96 filhotes em Maria Farinha

Projeto “Sacola Viajante” fortalece o hábito da leitura e aproxima famílias da Escola Pescador José Reis

Secretários escolares e coordenadores pedagógicos participam de formação sobre Sistema de Informações Educacionais em Paulista