Ir para o conteúdo

Prefeitura do Paulista leva serviços de saúde e assistência social à Colônia de Pescadores do Janga

Em uma ação conjunta da Secretaria da Mulher, da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Desenvolvimento Social, Políticas sobre Drogas, Direitos Humanos e Juventude, a Prefeitura do Paulista levou nesta quarta-feira (17) para a Colônia dos Pescadores Z-2, no Janga, serviços do CRAS, consultas ginecológicas e vacinação humana para pescadores, marisqueiras e moradores da localidade. A atividade beneficiou a comunidade em geral, com atenção especial às mulheres trabalhadoras da pesca.

A atividade teve como foco principal a atenção às mulheres pescadoras e marisqueiras do município, disponibilizando consultas ginecológicas, vacinação humana, atualização do Cadastro Único (CadÚnico), emissão de documentos, incluindo carteira de identidade e certidão de nascimento, atualização do cartão vacinal e acesso a orientações sobre programas sociais. Todos os serviços foram gratuitos.

A secretária executiva da Mulher do Paulista, Fabrina Juliana, explicou os detalhes da ação e de como proceder para conseguir o benefício eventual.

“O auxílio alimentação é um benefício eventual do município, concedido na forma de cesta básica. Geralmente, ele é liberado por um período de 1 a 3 meses, podendo ser renovado por mais 3 meses. Para ter acesso, é necessário realizar um cadastro no CRAS da sua região. Já para casos específicos de maior vulnerabilidade ou violação de direitos, como mulheres vítimas de violência, o atendimento é feito pelo CREAS, muitas vezes com o encaminhamento vindo diretamente da Secretaria da Mulher”, explicou.

Segundo a secretária, a escolha da Colônia de Pescadores para receber a ação ocorreu após um levantamento das comunidades que apresentam maior necessidade de acesso aos serviços públicos.

“A Colônia Z-2 possui mais de 200 pescadores cadastrados e, em sua grande maioria, são mulheres trabalhadoras da pesca e marisqueiras. Nós fizemos uma busca ativa no território para identificar as comunidades que mais enfrentam vulnerabilidade social e que têm maior carência de serviços públicos. Foi por isso que trouxemos essa importante ação para dentro da Colônia, para estar perto da comunidade e garantir que os serviços que são do povo cheguem, de fato, até o povo”, completou.

Entre os beneficiados pela iniciativa, o sentimento era de gratidão. Tainã Cordeiro, vice-presidente da Colônia, agradeceu à gestão municipal por se fazer presente e por levar esses serviços até a comunidade.

“Acho essa ação maravilhosa, porque nem sempre o pescador tem facilidade para acessar esses programas, principalmente na área da saúde. Quem vive no mangue e no mar quase não tem tempo de cuidar de si, e muitas mulheres acabam expostas a doenças e precisando muito de ginecologista. Então, ver que hoje eles estão conseguindo regularizar sua documentação e, ao mesmo tempo, cuidar da própria saúde, é gratificante. Só tenho a agradecer por essa ação na Colônia Z-2. Todo mundo gostou muito”, completou.

A Prefeitura do Paulista reforça que os pescadores e marisqueiras que, por algum motivo, não conseguiram realizar o cadastro para o benefício eventual durante a ação na Colônia podem procurar o CRAS mais próximo para receber orientações e realizar o cadastramento.

Foto: Juan Marvin / SEI

Categorias

Compartilhe:

Paulista realiza Dia D de Multivacinação com 4.746 crianças e adolescentes imunizados

Semana da Pessoa com Deficiência valoriza experiências inclusivas desenvolvidas nas escolas de Paulista

Escola Municipal Maria da Conceição da Paz abre Jogos Esportivos Escolares 2026 em Paulista

Paulista transforma literatura em arte e estimula imaginação das crianças da rede municipal

Aulões do Agosto Lilás proporcionam movimento e integração entre idosos na Orla do Janga

Caravana das Juventudes leva serviços integrados e cidadania ao Engenho Maranguape

Prefeitura do Paulista lança plataforma do Mapa Cultural da cidade

Paulista assina decreto que atualiza tarifas dos serviços de táxi

Paulista avança na limpeza e manutenção de canais em Pau Amarelo