Ir para o conteúdo

Paulista participa da 25ª edição dos Jogos Solidários da Pessoa Idosa, no Recife

Por Cecília Souza

A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Políticas Sobre Drogas, Direitos Humanos e Juventude, participa da 25ª edição dos Jogos Solidários da Pessoa Idosa, promovido pelo Governo de Pernambuco. A iniciativa envolve idosos atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

A abertura do evento aconteceu nesta segunda-feira (22), no Clube das Pás, no bairro do Campo Grande, no Recife, com uma programação marcada por música ao vivo e doação de alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Os Jogos contarão com quatro encontros ao longo do mês. O primeiro marcou a abertura oficial; o segundo acontece nesta terça-feira (23), com uma caminhada; e o terceiro e quarto encontros serão realizados na próxima segunda-feira (29) e terça-feira (30), com jogos escolhidos pelos próprios participantes.

Para participar da edição deste ano, foi necessário ter 60 anos ou mais e estar inscrito em algum CRAS ou Centro de Convivência do município. Ao todo, nove cidades participam do circuito: Paulista, Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Carpina, Paudalho, Lagoa do Carro, Moreno e Buenos Aires.

A coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Viviane Figueirôa, destacou o impacto do evento na rotina dos idosos. “Esse é um momento de autonomia e leveza, de sair de casa, desopilar e vivenciar a dança. Eles estão muito felizes e colocando em prática os passos que aprenderam nas oficinas que ofertamos nos CRAS”, afirmou.

O secretário executivo de Esportes do Governo do Estado, Fabiano Souza, ressaltou a importância da iniciativa para combater estigmas sobre o envelhecimento. “A pessoa idosa é tão cidadã quanto qualquer outra. Se existem eventos esportivos para outras faixas etárias, por que não para os idosos? Queremos romper com essa invisibilização”, declarou.

A coordenadora da Unidade Pedagógica do Centro Esportivo Santos Dumont, Rosângela de Andrade, reforçou o protagonismo dos participantes na construção do evento. “O planejamento é coletivo. Eles escolhem as atividades, os temas das palestras e das oficinas. São os grandes protagonistas dessa programação”, explicou.

Segundo Rosângela, as reuniões de construção começaram em abril e seguiram mensalmente. “O tema deste ano, ‘Pernambuco Meu País’, foi definido com eles. O evento reúne esporte, cultura, educação e, acima de tudo, cidadania”, completou.

Além da programação realizada na Região Metropolitana do Recife (RMR), o Governo do Estado também desenvolve essa iniciativa em Petrolina, ampliando o alcance do projeto e atendendo associações de grupos da pessoa idosa no Sertão.

Fotos: Juan Marvin / SEI

Categorias

Compartilhe:

Paulista inicia mutirão de saúde para pacientes cadastrados no Sistema Municipal de Regulação

Prefeitura do Paulista realiza monitoramento da qualidade da água do Rio Timbó e planta mais de 30 mudas de mangue

Prefeitura do Paulista prorroga inscrições para seleção simplificada com 41 vagas na área da saúde

Prefeitura do Paulista abre inscrições para curso gratuito de Língua Brasileira de Sinais (EducaLibras) e reforça compromisso com a inclusão

Paulista encerra curso de Doces Tradicionais e fortalece oportunidades para mães pelo programa Mães na Creche

Prefeitura do Paulista mobiliza força-tarefa para proteger famílias e subsidiar solução técnica para comunidade do Jardim dos Ipês

Paulista acelera modernização da rede municipal com reformas, climatização e novas creches

Prefeitura do Paulista articula vagas de emprego para pessoas com deficiência na rede de Farmácias Pague Menos

Prefeitura do Paulista promove Desfile Afro em celebração à identidade e à garantia de direitos