Por Geraldo Moreira
A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, deu continuidade, nesta segunda-feira (25), às ações da Operação Inverno, com serviços de limpeza e desobstrução de canais, galerias e valetas em diferentes bairros do município. A iniciativa tem como objetivo minimizar os impactos das chuvas e garantir o escoamento adequado das águas pluviais, contribuindo para a prevenção de alagamentos.
De acordo com o superintendente de Canais e Galerias, Renato Thomas Shelby, aproximadamente oito quilômetros de canais já passaram por serviços de limpeza nos últimos dois meses. Nesta segunda-feira, as equipes concentraram os trabalhos em pontos estratégicos da cidade, seguindo o cronograma estabelecido pela operação.
“Temos uma equipe exclusiva atuando nas áreas de praia. Todo o trabalho está sendo executado de forma gradativa, conforme o planejamento da Operação Inverno”, destacou o superintendente.
Entre as frentes de trabalho em andamento no dia, o Canal Angelim, no bairro do Janga, está recebendo serviços de limpeza. Já uma escavadeira de longo alcance atua na região da Jaguarana, em trecho próximo ao Restaurante Divino Caldeirão. Também seguem os serviços de hidrojateamento na Avenida Costa Azul, em Pau Amarelo.
As equipes manuais trabalham na limpeza do Canal do Barão, em Arthur Lundgren, além da manutenção das galerias localizadas na Avenida Costa Azul, em Pau Amarelo.
A operação conta ainda com o apoio de máquinas pesadas em diferentes localidades. Escavadeiras de curto alcance foram utilizadas no Sítio do Jorge, em Maranguape I, e na Prata do Vale, em Mirueira. Outra frente atuou no Canal do Giradouro, também em Maranguape I.
A Operação Inverno segue em andamento com ações preventivas para reduzir os impactos das chuvas e melhorar o escoamento das águas pluviais no município.
Fotos: Juan Marvin / SEI








