Saúde e Educação do Paulista promovem ação no CEMEDI com vacinação e oficina de prevenção ao abuso infantil

As crianças de até cinco anos matriculadas no Centro de Educação Infantil Nilo Pereira (CEMEDI), localizado em Paratibe, em Paulista, participaram, na manhã desta quinta-feira (14), de uma oficina educativa sobre prevenção ao abuso infantil. A iniciativa integra uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde e de Educação, dentro do Programa Saúde na Escola (PSE).

 

Com foco no fortalecimento do cuidado com a saúde e na orientação sobre a educação sexual na primeira infância, de forma lúdica e adequada à faixa etária, a atividade foi conduzida pela psicóloga da Equipe Multiprofissional de Atenção Primária à Saúde (eMulti), Mitlene Batista.

 

Segundo a profissional, a oficina “Protege o seu Corpinho”, faz parte das ações do Maio Laranja, campanha nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Durante o encontro, os pequenos aprenderam a reconhecer o próprio corpo, identificar limites e compreender noções de proteção e autocuidado.

 

“Trabalhamos a nomeação das partes íntimas, explicamos quem pode tocar, quem não pode, quais são os toques legais e os que não são. A informação é uma das principais formas de prevenção”, destacou Mitlene Batista.

 

Além da atividade educativa, as crianças também receberam vacinas de rotina, contribuindo para a atualização da caderneta e reforçando a proteção contra diversas doenças.

 

Mãe do pequeno Nicolas Rafael, de quatro anos, a pedagoga Raphaeli Pablini ressaltou a importância de manter a imunização em dia. “Sempre procuro atualizar a caderneta dele. A vacinação é fundamental para proteger as crianças e evitar complicações. Muitas doenças podem ser prevenidas, por isso é importante participar das campanhas”, afirmou.

 

A ação reforça a parceria entre as áreas de Saúde e Educação no município, promovendo cuidados preventivos e contribuindo para o desenvolvimento saudável das crianças da rede municipal de ensino.

 

Fotos: Chico Peixoto/SEI

 

Categorias

Compartilhe:

Estudantes do EducaLibras apresentam II Mostra de Conhecimentos no Clube Municipal do Paulista

Arraial da Pessoa Idosa reúne centenas de participantes e encerra ações do Junho Violeta no Paulista

Paulista adere à Prova Nacional Docente e inscrições seguem até 3 de julho

Prefeitura do Paulista fortalece mobilização da sociedade civil para elaboração do Plano Municipal de Cultura

Prefeitura do Paulista certifica artesãos 60+ e empreendedores do litoral após capacitações em parceria com o Sebrae

Paulista encerra temporada 2025/2026 com recorde de 4.548 filhotes de tartarugas marinhas

Educação em transformação: Paulista amplia rede de ensino com novas creches e requalificação da Escola Paulo Freire

Paulista inicia mutirão para inserção gratuita do Implanon nesta quarta-feira (1º)

Prefeitura do Paulista premia empreendedoras vencedoras dos concursos juninos e reforça incentivo ao comércio local