Projeto Revitaliza chega ao CEMEDI Tio Roberto, em Jardim Maranguape

Por Cátia Oliveira

Com o objetivo de reduzir o descarte irregular de entulhos em diversos pontos da cidade e recuperar a área impactada por estes resíduos sólidos, o projeto Revitaliza realizou, nesta quinta-feira (7), mais uma ação. Desta vez, a iniciativa aconteceu em frente ao Centro Municipal de Educação e Desenvolvimento Infantil (CEMEDI) Tio Roberto, localizado no bairro de Jardim Maranguape. O projeto consiste em implantar, após a remoção de entulhos do local, jardins com pneus coloridos e reaproveitados, que passam a servir como vasos para mudas de plantas ornamentais. A atividade, promovida pela Prefeitura do Paulista, integra as ações da Secretaria de Obras e Serviços Públicos do município.

Para a gestora pedagógica do CEMEDI Tio Roberto, Marta Santos, que parabenizou a iniciativa, a intervenção, além de trazer benefícios à saúde, desempenha um importante papel no campo da educação ambiental.

“Estamos muito felizes pela instituição ter sido contemplada com o projeto. A limpeza e revitalização da área traz melhorias importantes para o meio ambiente, para a saúde pública, qualidade de vida da comunidade, principalmente para o público infantil que estuda aqui na creche e passa a contar com uma bela iniciativa de educação ambiental. Com a retirada do lixo e o plantio das mudas, o solo volta a respirar, o visual muda e o ambiente se torna mais agradável e melhor”, pontuou.

A gestora ressaltou ainda que a ação ajuda a combater problemas como mau cheiro e o acúmulo de sujeira no local. Segundo ela, a revitalização do espaço, além de evitar a proliferação de insetos e animais peçonhentos, promove mais conscientização ambiental e bem-estar para todos.

Segundo Danielle Menezes, fiscal responsável por projetos como Coleta Seletiva, Revitaliza e Educação Ambiental, da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, a finalidade do Revitaliza, executado em parceria com a empresa I9, é erradicar pontos de descarte irregular e conscientizar a população.

“Onde há um ponto crítico com acúmulo de lixo doméstico ou entulhos, geralmente descartados em esquinas ou em algum terreno baldio, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, após a identificação do espaço, promove a limpeza e implanta um jardim com plantas ornamentais para erradicar o descarte irregular naquele local. A ideia é, a partir da erradicação, entregar para a comunidade um local mais agradável, além de saudável”, salientou.

A fiscal explicou o funcionamento do Revitaliza e destacou que agentes ambientais atuam nos bairros orientando moradores sobre o calendário da coleta urbana, reciclagem e preservação das áreas revitalizadas, além de reforçar ações conforme a necessidade de cada local.

De acordo com a secretaria, as demandas do Revitaliza são encaminhadas uma vez por semana à empresa I9, responsável pela coleta de resíduos sólidos no município. E, após implantados os jardins, é realizada a manutenção da iniciativa duas vezes por semana em diversos pontos da cidade

 

Fotos: João Gonçalves

Categorias

Compartilhe:

Escolas da Rede Municipal do Paulista celebram São João com cultura, aprendizado e integração entre famílias e estudantes

Paulista realizará mutirão de Saúde da Mulher com previsão de até 800 inserções do contraceptivo Implanon

Prefeitura do Paulista antecipa primeira parcela do 13º salário dos servidores

Paulista realiza seletiva para a Copa Pernambucana de Foot Table nesta quinta-feira (25)

Estação do Milho reúne comércio, cultura e forró no centro do Paulista até o dia 24

Paulista avança para receber R$ 44,4 milhões em obras de pavimentação de 17 vias

Formação Continuada debate multiculturalismo e valorização das matrizes culturais brasileiras em Paulista

Prefeitura do Paulista divulga resultado do concurso “São João de Comunidade – Minha Rua é Mais Junina”

Forró na Feira anima o sábado (20) em Paulista, valoriza cultura junina e aquece comércio no centro da cidade