Ir para o conteúdo

Paulista intensifica visitas domiciliares contra o Aedes aegypti

Por Geraldo Moreira

 

Os Agentes de Combate às Endemias (ACE) do Paulista realizaram, nesta quinta-feira (23), uma série de visitas domiciliares no bairro de Jardim Paulista Baixo, com foco na eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, principal transmissor de arboviroses como dengue, zika e chikungunya.

A ação, de caráter preventivo, incluiu inspeções nas residências, orientações educativas e aplicação de larvicidas quando necessário. De acordo com a supervisora da área, Rosineide Freire, o trabalho é contínuo e depende também da colaboração da população.

“O nosso trabalho é preventivo. Nós entramos nas residências, observamos toda a estrutura, verificamos depósitos de água e as condições de limpeza. Esse tipo de ação é fundamental para evitar a proliferação das arboviroses”, destacou.

A supervisora ressaltou ainda que a atuação das equipes exige esforço contínuo para ampliar a cobertura das áreas, reforçando a importância da participação dos moradores. “É um trabalho diário, mas que precisa ser feito em conjunto. Os agentes fazem sua parte, mas os proprietários também precisam colaborar, mantendo seus imóveis livres de focos do mosquito”, explicou.

Durante as visitas, ao identificar possíveis criadouros, os agentes orientam os moradores sobre a limpeza adequada e realizam o tratamento com larvicida. “Ainda há quem ache que dengue não mata, mas pode matar. Em alguns casos, a doença pode evoluir para formas graves, principalmente quando não há os cuidados necessários. A prevenção continua sendo o melhor caminho”, enfatizou Rosineide.

As equipes percorreram diversas ruas de Jardim Paulista Baixo. Na Rua 80, a dona de casa Selma Marinho, de 71 anos, recebeu os agentes e elogiou a iniciativa.

“É muito importante. Os agentes estão sempre vindo aqui orientar, isso representa cuidado e prevenção. Podem vir a qualquer hora, porque essas visitas ajudam a gente a se manter alerta e a tomar todos os cuidados necessários”, afirmou.

Dicas para combater o Aedes aegypti

– Evite água parada em recipientes como garrafas, pneus e vasos de plantas;
– Mantenha caixas d’água e cisternas bem vedadas;
– Limpe calhas e ralos regularmente;
– Coloque areia nos pratinhos de plantas;
– Descarte corretamente o lixo e mantenha o ambiente limpo;
– Lave e troque diariamente a água de recipientes de animais;
– Permita a entrada dos agentes de endemias para inspeção e orientação;
– Em caso de sintomas como febre, dores no corpo e manchas na pele, procure uma unidade de saúde.

A mobilização reforça a importância da união entre poder público e população no enfrentamento às arboviroses, especialmente em períodos de maior incidência do mosquito.

Fotos: Marcos Nascimento / SECOM

Categorias

Compartilhe:

Em Paulista, grande adesão marca mais uma etapa da pré-campanha de vacinação antirrábica neste sábado (10)

Segundo aulão do Paulista+ 2026 reúne estudantes da Rede Municipal no Janga

Paulista avança com capeamento asfáltico da Rua Doutor Sebastião Amaral

Projeto Maria da Penha vai à Escola promove conscientização sobre violência contra a mulher no Janga

Escolas da Rede Municipal do Paulista comemoram o Dia das Crianças com atividades especiais

Paulista promove ação de educação alimentar para pessoas idosas na Cozinha Comunitária Josué de Castro

Paulista promove capacitação sobre acolhimento e proteção de crianças e adolescentes

Paulista intensifica preparação de alunos do 2º ano para avaliação do SAEPE

Paulista avança na recuperação de ruas e amplia melhorias em Jaguaribe