Em Paulista, projeto ‘Escola sem Drogas’, em parceria do CAPS-AD, chega à Escola Municipal Maria Luzia Pessoa de Andrade

Por Cátia Oliveira

Com foco na prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas entre adolescentes bem como na conscientização desses jovens dentro do ambiente escolar, foi realizada, na tarde da última quinta-feira (21), mais uma ação do projeto ‘Escola sem Drogas’, na Escola Municipal Maria Luzia Pessoa de Andrade, localizada em Paratibe.

A atividade reuniu mais de 30 estudantes do 7º ao 9º ano, com idades entre 12 e 17 anos. A programação contou com exibição de curta-metragem e roda de debate com profissionais de saúde, que realizaram explanações sobre o tema, esclareceram dúvidas e acolheram relatos dos participantes. A iniciativa é promovida pela Secretaria de Saúde do Paulista, por meio do Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e Outras Drogas Eliane Maria José Aguiar (CAPS-AD), em parceria com a coordenação do Programa Saúde nas Escolas.

Na ocasião, os profissionais do CAPS-AD Eliane Maria José Aguiar : o agente de saúde, também educador, Aguinaldo Felipe, juntamente com a psicóloga Mair Fonseca, realizaram explanações sobre as consequências sociais do uso de substâncias psicoativas e os danos que elas causam ao cérebro do jovem, ainda em fase de desenvolvimento na adolescência. Eles ressaltaram, ainda, os transtornos psíquicos, as compulsões e outras condições que podem ser desencadeadas pelo uso abusivo de drogas, além de apresentarem os tratamentos oferecidos pelo CAPS-AD.

“Como profissionais de saúde que trabalham com dependentes químicos, entre outros pacientes, sentimos essa necessidade de fazer um trabalho preventivo e também divulgar os serviços do CAPS, desmistificando o papel destes Centros de Atenção Psicossocial, pois nas palestras muitos jovens ainda têm a ideia equivocada de que o CAPS é um local destinado apenas a pessoas com transtornos mentais graves, o que reforça estigmas. No entanto, o CAPS não é um manicômio, e sim um espaço de cuidado, acolhimento e tratamento em liberdade”, destaca a psicóloga Mair Fonseca.

O gestor da unidade de ensino, Renato Vieira, felicitou a aproximação do Centro de Atenção Psicossocial a partir da ação realizada na escola. “Uma atividade como essa quebra o gelo e aproxima o CAPS da sociedade que, muitas vezes, tem medo dele. E, no momento que ele vem na escola, facilita o acesso aos serviços que oferece, pois os alunos podem informar aos familiares e colegas que precisam de tratamento, ou saber de alguém da família que necessite e isso é muito benéfico”, afirmou.

O papel da escola 

O condutor da palestra, Aguinaldo Felipe, destacou o caráter social da iniciativa e a importância do papel da escola frente à temática das drogas. “Esse trabalho tem um viés social grande pois sabemos que as drogas estão muito próximas da violência social, da criminalidade, e a nossa proposta é orientar esse aluno, a partir de informações técnicas, de todo o processo da dependência química e quanto isso gera de transtorno social. E é importante que a escola seja um ponto de conscientização e de apoio para essa garotada”, ressaltou.

A professora Sandra Barbosa reforçou a importância de se refletir sobre a temática no ambiente escolar. “A atividade foi muito pertinente, porque reflete a realidade dos nossos alunos, de seus familiares e também das pessoas ao redor da comunidade como um todo. Isso faz parte do cotidiano deles, e muitos já vivenciam situações envolvendo drogas ilícitas. Inclusive, um deles trouxe um relato como forma de alerta aos demais. É de suma importância que haja uma conscientização do nosso alunado”, salientou.

O projeto ‘Escola sem Drogas’, implementado com o apoio do CAPS-AD Eliane Maria José Aguiar, em Maranguape I, integra a política municipal de saúde mental e prevenção ao uso de álcool e outras drogas, criada em 2021. Retomada em abril deste ano, a iniciativa deve percorrer outras unidades de ensino ao longo do calendário escolar, com a meta de visitar duas escolas por mês.

Foto: Divulgação

Categorias

Compartilhe:

Prefeitura do Paulista promove mutirão para retificação de registro civil de pessoas trans

Parque Aurora recebe Feira Du’Chef com programação de lazer, cultura e empreendedorismo

Prefeitura do Paulista realiza limpeza do canal da PE-22 em Maranguape II

Paulista promove ação do Março Lilás com serviços de saúde e cidadania

Prefeitura do Paulista participa de ação de monitoramento da qualidade da água no Rio Timbó

Evento Mulheres que Inspiram Paulista reforça protagonismo feminino e redes de apoio

Paulista realiza primeira formação continuada voltada à Educação Integral em 2026

Prefeitura do Paulista realiza instalação de dois pluviômetros para acompanhar a intensidade das chuvas

Em Paulista, Carreta da Mulher Pernambucana inicia atendimentos com grande procura no primeiro dia