Ir para o conteúdo

Prefeitura do Paulista reforça alimentação escolar com cardápio variado e controle de qualidade

A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Educação e Esportes (SEEPA), vem intensificando as ações voltadas à alimentação escolar na rede municipal, com a oferta de refeições equilibradas, nutritivas e seguras para os estudantes.

Segundo a Gerência de Nutrição, o padrão adotado nas unidades escolares garante quatro refeições diárias para os alunos do ensino regular, sendo duas no turno da manhã e duas no turno da tarde. Nas cerca de 15 escolas com aulas no horário noturno, também são servidas duas refeições.

Ao chegarem às escolas, os estudantes recebem a chamada “entradinha”, composta por alimentos mais leves, como frutas, biscoitos ou sucos. Em seguida, é oferecida a merenda principal, com refeições completas e nutritivas.

O cardápio inclui alimentos como arroz, feijão e diferentes tipos de proteína, com destaque para o frango, além de opções com carne bovina e fígado. A alimentação escolar também valoriza produtos regionais, como macaxeira, batata-doce e cará.

As frutas são ofertadas diariamente, com variedades como banana, mamão, abacaxi, melão, laranja e melancia, contribuindo para uma dieta rica em nutrientes.

O prefeito do Paulista, Severino Ramos, tem acompanhado de perto o funcionamento do setor, inclusive com visitas ao setor de armazenamento de alimentos da Secretaria de Educação, onde são mantidos os insumos distribuídos para as unidades escolares.

De acordo com o nutricionista Vinícius Ricardo, o trabalho realizado desde o início da gestão tem priorizado a qualidade e a segurança alimentar.

“Desde o início dos trabalhos, estamos alinhando toda a equipe, desde as merendeiras até a gestão escolar, para garantir um alimento seguro e de qualidade. Nosso objetivo é evitar qualquer risco alimentar e oferecer sempre refeições adequadas para os alunos”, afirmou.

A qualidade da merenda também é reconhecida pelos próprios estudantes. O aluno Magno Ramos, do 7º ano A, da Escola João Fonseca, no Janga, disse que consome a alimentação escolar com frequência e aprovou a variedade do cardápio. “Eu como quase todos os dias. A comida é boa e tem frutas. Gosto mais de arroz, feijão e da carne”, relatou.

A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura do Paulista com a segurança alimentar e o desenvolvimento dos estudantes, assegurando não apenas o acesso à educação, mas também uma alimentação de qualidade no ambiente escolar.

Fotos: Marcos Nascimento/SECOM e Fabiano Alves/Gabinete

 

Categorias

Compartilhe:

Prefeitura do Paulista fortalece rede de proteção à infância com alinhamento do programa Laços que Protegem

Prefeitura do Paulista inicia obra de recuperação da drenagem sob a Ponte Banho do Soldado

Paulista amplia assistência em saúde com ambulância para gestantes e unidade odontológica móvel

Paulista promove ação especial para agricultores e moradores da área rural do município

Secretaria de Meio Ambiente recebe lideranças indígenas da Aldeia Tapuia Caeté da Jaguarana

Prefeitura do Paulista reforça ordenamento e fiscalização na Feira do Centro

USF Nobre promove ação de busca ativa e educação em saúde sobre hanseníase

Prefeitura do Paulista promove monitoramento participativo da qualidade da água do Rio Timbó e plantio de mangue

Prefeitura do Paulista inicia preparação para plantação da horta comunitária no Janga