Ir para o conteúdo

Em Paulista, gestão municipal participa de audiência pública dedicada à conscientização sobre a fibromialgia

A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria Executiva da Mulher e da Secretaria de Saúde, participou, nesta segunda-feira (22), da plenária realizada na Casa Torres Galvão, dedicada à conscientização sobre a fibromialgia. A doença, que atinge cerca de 70% das mulheres e 30% dos homens, pode levar ao afastamento temporário ou permanente do trabalho.

No município, estima-se que 10 mil pessoas convivam com o diagnóstico. Durante o encontro, foram reforçadas as demandas por um tratamento multidisciplinar e qualificado, além de apoio à Associação Pernambucana Minha Dor Tem Pressa – Fibromialgia, que tem sede no município e atua na defesa dos direitos das pessoas com a síndrome.

Reconhecida como uma síndrome de dor crônica, a fibromialgia afeta de 2% a 8% da população global, sendo mais comum entre mulheres de meia-idade. Embora incurável, pode ser controlada por meio de cuidados adequados. Entre os sintomas estão dores intensas e difusas, sensibilidade ao toque, fadiga, distúrbios do sono e dificuldades de memória, fatores que comprometem significativamente a qualidade de vida dos pacientes.

Na ocasião, a secretária de Saúde, Sônia Arruda, destacou os serviços já oferecidos pela rede municipal. Ela ressaltou que a fibromialgia não é apenas uma questão clínica, mas também social e emocional. “Em Paulista, buscamos garantir um olhar humanizado para quem convive com essa condição. Hoje, contamos com nutricionistas, fisioterapia especializada, incentivo à prática de atividades físicas adaptadas, fitoterapia e acompanhamento reumatológico. Nosso compromisso é avançar cada vez mais, fortalecendo as políticas públicas de saúde e caminhando lado a lado com a população”, afirmou.

Categorias

Compartilhe:

Dia D do PROPAZ nas Escolas fortalece cultura de paz na Escola Municipal Miguel Arraes, no Janga

Paulista abre inscrições para processo eleitoral suplementar do Conselho Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência

Paulista promove ação com serviços de saúde e cidadania para pessoas com deficiência na Mirueira

Paulista vence Camaragibe fora de casa e segue firme na busca pelo hexacampeonato da Copa do Interior Sub-23

Oficina em Paulista reúne representantes de três municípios para fortalecer políticas de segurança alimentar

Paulista realiza Dia D de Multivacinação com 4.746 crianças e adolescentes imunizados

Semana da Pessoa com Deficiência valoriza experiências inclusivas desenvolvidas nas escolas de Paulista

Escola Municipal Maria da Conceição da Paz abre Jogos Esportivos Escolares 2026 em Paulista

Paulista transforma literatura em arte e estimula imaginação das crianças da rede municipal