Solenidade marca reentronização da imagem de Nossa Senhora dos Prazeres na Praça Agamenon Magalhães, em Paulista

A reentronização da imagem de Nossa Senhora dos Prazeres foi celebrada na tarde desta terça-feira (16), na Praça Agamenon Magalhães, no Centro de Paulista, reunindo fiéis, moradores, visitantes, representantes da Igreja, secretários municipais, servidores da gestão e vereadores. A solenidade religiosa marcou oficialmente o retorno da imagem da padroeira ao espaço público, após o processo de restauração e a requalificação da praça.

A celebração teve início com a oração do Pai-Nosso, seguida pelo hino de Nossa Senhora dos Prazeres. Ao longo da cerimônia, foram realizados momentos de louvor, leituras bíblicas, pregações, leitura de poesia, agradecimentos e, ao final, a bênção solene da imagem da padroeira da cidade.

Representando o prefeito Severino Ramos, a secretária de Desenvolvimento Social, Amanda Rodrigues, destacou a importância da requalificação da Praça Agamenon Magalhães e a valorização do espaço em frente à Igreja Matriz. “A praça ficou digna do que Paulista merece. Hoje, a igreja tem uma praça bonita à sua frente, e agora tudo se completa com a imagem da santa”, afirmou. A secretária também agradeceu ao secretário de Desenvolvimento Urbano, Paulo Marenga, à equipe técnica envolvida, à construtora responsável pela obra e à Igreja.

Amanda Rodrigues ainda parabenizou o trabalho de restauração da imagem, realizado pelo diácono Genival Lima, que também foi o responsável pela confecção original da escultura. “Eu estava observando como a imagem ficou perfeita. Parabéns ao diácono Genival Lima, que confeccionou a imagem anos atrás e agora realizou esse restauro com tanto cuidado”, destacou.

O secretário de Desenvolvimento Urbano do Paulista, Paulo Marenga, ressaltou que o projeto teve como foco devolver à população um espaço público que valorizasse a igreja e sua centralidade histórica. Segundo ele, a praça voltou a ser ocupada pela população em diferentes horários do dia. “Hoje a gente fecha mais um pedaço desse ciclo. As pessoas se apropriaram da praça, fazem fotos, sentam, convivem. E com a reentronização de Nossa Senhora dos Prazeres, esse ciclo se completa”, afirmou.

Durante a solenidade, o pároco da Matriz de Santa Isabel, padre Douglas Severo, conduziu o rito de bênção da imagem e destacou a devoção histórica de Paulista à sua padroeira. “Nossa Senhora dos Prazeres é mais do que uma imagem: é sinal de fé, proteção e intercessão para esta cidade, que há mais de quatro séculos é consagrada a ela”, declarou. O sacerdote também ressaltou o cuidado com o projeto urbanístico e com o restauro, que devolveu à imagem suas características originais.

A cerimônia contou ainda com agradecimentos especiais à Flávia Cunha, que apadrinhou a restauração da imagem de Nossa Senhora dos Prazeres, possibilitando a recuperação da escultura, e à Prefeitura do Paulista pelo apoio institucional. Ao final, a imagem foi solenemente abençoada, marcando seu retorno definitivo à Praça Agamenon Magalhães como símbolo de fé, devoção e identidade cultural do município.

Fotos: João Gonçalves / SEI

Categorias

Compartilhe:

Secretaria de Educação realiza 4ª convocação de professores em Paulista

Paulista promove Baile Carnavalesco da Pessoa Idosa nesta quinta (12)

PreviPaulista discute estratégias para fortalecer a Previdência dos servidores municipais

Prefeitura do Paulista oferta emissão da nova carteira de identidade gratuitamente

Paulista orienta sobre matrículas e transferências pela Central de Vagas da rede municipal

Prefeitura do Paulista intensifica serviços de limpeza em diversos pontos da cidade

Bloco Acorda Aurora leva alegria às ruas do bairro da Aurora com homenagem à Seleção Brasileira

Paulista identifica mais quatro ninhos de tartarugas marinhas na orla do Janga

Capacita Paulista inicia cursos com foco em empreendedorismo, tecnologia e juventude