PAULISTA > Notícias > Saúde do Paulista realiza ação de conscientização e combate à Tuberculose

Saúde | 24/03/2015

Saúde do Paulista realiza ação de conscientização e combate à Tuberculose

Um grande público compareceu, nesta terça-feira (24.03), à Praça Aníbal Fernandes, em Jardim Paulista Baixo, para participar do evento promovido pela Secretaria Municipal de Saúde em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Cerca de 200 pessoas foram submetidas ao teste de tuberculose, além de exames rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite C.

Para a dona de casa Maria Salete, de 63 anos, moradora de Jardim Paulista Baixo há 36 anos, o evento é importante para alertar sobre a doença infectocontagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões. “Duas pessoas da minha família já foram diagnosticadas com tuberculose. É muito bom ter esses exames gratuitos”, avaliou.

De acordo com a coordenadora de programa de combate à Tuberculose no Paulista, da Secretaria Municipal de Saúde, Cecília Silva, as pessoas precisam estar atentas e procurar a unidade de saúde assim que os primeiros sintomas da doença apareçam. “Em 2014 tivemos o registro de 111 novos casos de Tuberculose. Este ano, até agora, tivemos o registro de cerca de 10 casos. As pessoas precisam ter mais atenção à sua saúde”, explicou.

TUBERCULOSE - Transmitida pelo bacilo de Koch, é uma das doenças infectocontagiosas que mais causam mortes no Brasil. Estima-se, ainda, que mais ou menos 30% da população mundial estejam infectados, embora nem todos desenvolvam a doença. Entre os principais sintomas estão: tosse por mais de duas semanas, produção de catarro, febre, sudorese, cansaço, dor no peito, falta de apetite e emagrecimento. Nos casos mais avançados, pode aparecer escarro com sangue.