PAULISTA > Notícias > Passeio ciclístico contra Dengue e Chikungunya agita orla do Paulista neste sábado

Saúde | 21/03/2015

Mais de 80 pessoas participaram do 1º Passeio Ciclístico de Conscientização à Dengue e Chikungunya, realizado na manhã deste sábado (21.03), na orla do Paulista. Ao todo, cerca de 180kg de alimentos não perecíveis foram arrecadados durante as inscrições e serão doados a duas instituições não governamentais que atendem crianças e idosos. A ação promovida pela Prefeitura do Paulista, através da Secretaria Municipal de Saúde, tem o objetivo de conscientizar a população sobre o combate ao mosquito Aedes Aegypt.

O grupo de ciclistas fez um percurso de 5 km, saindo da orla do Janga, no trecho que fica por trás da antiga Pizzaria do Gordo, até o Forte de Pau Amarelo. Antes, ainda na concentração, os participantes fizeram um lanche com frutas, pães e sucos, além de terem acesso a serviços de saúde, como aferição da pressão arterial e orientações sobre bem-estar.

Agentes Comunitários de Endemias (ACE’s), vinculados à gestão municipal, realizaram uma panfletagem com os transeuntes na orla do Janga. O trabalho convocou a população para participar do combate aos focos de proliferação do mosquito vetor da Dengue e da Chikingunya. O panfleto mostra como eliminar essas ameaças à saúde pode ser rápido, fácil e eficiente.

O personal trainer Senyr Sampayo, que há 8 anos mora no Janga, participou da pedalada e aprovou a iniciativa da Prefeitura do Paulista de promover um evento diferente para combater essas duas doenças que podem levar à morte. “É importante a divulgação de como lutar contra o Aedes Aegypt, além de ser muito bom esse trabalho social de arrecadar os alimentos para depois doar para quem mais precisa. É necessário fazer mais ações desta”, resumiu o ciclista.

Após o percurso, os ciclistas participaram de sorteios de bikes e assistiram a apresentações teatrais sobre prevenção às doenças. No local ainda houve distribuição de brindes para o público. Essa foi a primeira vez que o Governo Municipal realizou um evento desta natureza.

SALDO POSITIVO – Em Paulista, o trabalho de combate à Dengue e Chikungunya foi reconhecido pelo Ministério da Saúde como um dos três melhores da Região Metropolitana do Recife. Em recente publicação, o Governo Federal indicou que o município apresenta índice satisfatório de casos da doença entre os meses de janeiro e fevereiro de 2015, ficando, inclusive, fora da relação de cidades que possuem algum tipo de risco para a ocorrência de epidemias ou em situação de alerta.