Políticas Sociais | 19/08/2022
Paulista sedia Encontro Regional do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
Compartilhe esta notícia:
O evento recebeu representantes de diversos municípios da RMR
Foi realizado na Cidade do Paulista nesta sexta-feira (19), o 6º Encontro Regional do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). O evento, promovido pela Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos, teve como objetivo destacar a execução do SCFV nos municípios. O assunto foi apresentando por meio de vídeos e fotos das ações realizadas em seus territórios, mostrando a realidade do serviço na Região Metropolitana do Recife (RMR) e a capacitação dos servidores que atuam na área.
O encontro foi no auditório do Bloco C da Uninassau, que fica no bairro do Nobre. O evento, gratuito e aberto para profissionais da Assistência Social, contou com apresentações culturais de grupos de crianças atendidas no SCFV de Paulista e São Lourenço da Mata. A programação trouxe ainda oficinas temáticas e debates.
O evento reuniu cerca de 100 pessoas, entre servidores efetivos, técnicos sociais, educadores, orientadores, coordenadores do SCFV e gerentes do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Também participaram do encontro a secretária executiva de Políticas Sociais e Direitos Humanos; Elisa Alcântara; coordenadora do SCFV do Paulista, Cláudia Alves; a representante do conselho tutelar, Priscila Marçal; a representante das Organizações da Sociedade Civil, Joelma Maria; e a representante do SCFV da RMR, Eva Fellows.
Sobre o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
O SCFV realiza atendimentos em grupo. São atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários.
É uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.
O serviço pode ser ofertado no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) ou nos Centros de Convivência.
Podem participar crianças, jovens e adultos; pessoas com deficiência; pessoas que sofreram violência, vítimas de trabalho infantil, jovens e crianças fora da escola, jovens que cumprem medidas socioeducativas, idosos sem amparo da família e da comunidade ou sem acesso a serviços sociais, além de outras pessoas inseridas no Cadastro Único.
O serviço tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. O SCFV possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários.
Os usuários do SCFV são organizados em grupos, a partir de faixas etárias ou intergeracionais:
• Crianças até 6 anos
• Crianças e adolescentes de 6 a 15 anos
• Adolescentes de 15 a 17 anos
• Jovens de 18 a 29 anos
• Adultos de 30 a 59 anos
• Pessoas Idosas
Para participar do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, o cidadão deve procurar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do município.
Imagens:
Categorias
- Ação integrada
- Administração
- Administração das Regionais
- Articulação Política
- Assuntos Jurídicos e Procuradoria
- Cultura
- Controladoria Geral
- Defesa Civil
- Desenvolvimento Econômico,Agropecuário e Pesca
- Mulher
- Desenvolvimento Urbano
- Direitos e Saúde da Mulher
- Direitos Humanos/Cidadania
- Educação
- Esportes
- Executiva de Imprensa
- Finanças
- Gabinete do Prefeito
- Habitação
- Infraestrutura
- Juventude
- Limpeza Urbana
- Meio Ambiente
- Mobilidade/Trânsito
- Obras
- Planejamento e Gestão
- Políticas Sociais
- Projetos Especiais
- Qualificação Profissional
- Saúde
- Segurança e Mobilidade
- Serviços Públicos
- Servidor
- Tributos
- Turismo