Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca | 04/08/2022
Aquicultores, pescadores e agricultores do Paulista vão ser qualificados
Compartilhe esta notícia:
Produção será absorvida na merenda escolar e em vários pontos de vendas
A Gestão Municipal do Paulista está realizando um planejamento, através das secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Desenvolvimento Urbano, Tecnologia e Meio Ambiente, para identificar e cadastrar os produtores das áreas de pesca, agricultura e agropecuária.
O objetivo é proporcionar oportunidades de qualificação em manejos e técnicas de produção adequadas aos padrões de fornecimento de produtos à Secretaria de Educação do município para diversificar a merenda escolar. O mapeamento terá início agora em agosto, e após isso o cadastramento será feito a previsão é que seja em novembro deste ano.
Outro propósito é impulsionar o escoamento das mercadorias, gerando ganhos e renda para os produtores. Também por meio do cadastro os produtores serão inseridos em políticas públicas criadas pelo município como também as desenvolvidas pelos governos Estadual e Federal.
“No desenvolvimento econômico de uma cidade todos os setores da economia devem ser contemplados. Em Paulista existem colônias de pescadores e marisqueiros, agricultores familiares, e de pecuaristas de pequeno porte. Esses trabalhadores necessitam do suporte do poder público para ampliar as vendas. A ideia da Secretaria de Educação adquirir essa produção gerada no município é uma grande sacada”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Raimundo Lopes.
O coordenador do Núcleo de Sustentabilidade Urbana da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Tecnologia e Meio Ambiente, Sílvio Batista, reforça que está na pauta do projeto a oferta de equipamentos para que os produtores modernizem o trabalho, atendendo às normas sanitárias e ambientais. Segundo ele, aquicultores e comunidades quilombolas também serão beneficiados.
"É a primeira vez que dentro de uma gestão municipal somos chamados a participar como parte beneficiada de ações como essas. Observamos com isso que agora a produção dos pescadores e de outros segmentos do Paulista vai se fortalecer. Vamos poder fornecer nossos produtos à Prefeitura e a outras entidades públicas ou privadas. Seremos treinados nos manejos sanitários adequados e com as diretrizes de proteção ambiental”, expressou o presidente da Colônia de Pescadores da Zona Dois de Paulista, Luís Medeiros Leal Filho.
“O Instituto de Pesquisa Agropecuária de Pernambuco (IPA) é o órgão oficial de cadastramento desses setores em Pernambuco, porém o cadastramento também pode ser feito pelas Prefeituras. Nós como parceiros da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Paulista estamos orientando e prestando as informações necessárias aos técnicos das secretarias envolvidas para que possam efetuar a Declaração de Aptidão do Pronaf (DAP) que somente contemplava o produtor titular. Agora, está mudando para o Cadastro de Agricultores Familiares (CAF), onde além dele, esposa e filhos vão ser contemplados”, informou o engenheiro do IPA, Adgerlan Codácio.
Segundo ele, o IPA oferecerá treinamentos e cursos de qualificação, e assistência técnica aos produtores, além de auxiliar nas aplicações de propostas de políticas públicas, sejam elas advindas do gerenciamento federal ou estadual por meio de parcerias com a Prefeitura.
Imagens:
Categorias
- Ação integrada
- Administração
- Administração das Regionais
- Articulação Política
- Assuntos Jurídicos e Procuradoria
- Cultura
- Controladoria Geral
- Defesa Civil
- Desenvolvimento Econômico,Agropecuário e Pesca
- Mulher
- Desenvolvimento Urbano
- Direitos e Saúde da Mulher
- Direitos Humanos/Cidadania
- Educação
- Esportes
- Executiva de Imprensa
- Finanças
- Gabinete do Prefeito
- Habitação
- Infraestrutura
- Juventude
- Limpeza Urbana
- Meio Ambiente
- Mobilidade/Trânsito
- Obras
- Planejamento e Gestão
- Políticas Sociais
- Projetos Especiais
- Qualificação Profissional
- Saúde
- Segurança e Mobilidade
- Serviços Públicos
- Servidor
- Tributos
- Turismo