PAULISTA > Notícias > Filhotes de tartaruga-de-pente nascem no litoral de Paulista

Meio Ambiente | 12/07/2022

Filhotes de tartaruga-de-pente nascem no litoral de Paulista

Espécie está ameaçada de extinção

A Praia da Conceição, em Paulista, novamente, serviu de berçário para a eclosão de filhotes de Eretmochelys imbricata, espécie popularmente conhecida como tartaruga-de-pente, ameaçada de extinção. Nesta terça-feira (12.07), pela manhã, ocorreu o último dia da temporada de nascimento na orla da cidade. Foram 115 tartaruguinhas que ganharam o mar. Muitos populares acordaram cedo e levaram seus filhos para assistirem à corrida das tartarugas. Apenas 12 ovos não eclodiram.

Os ovos levam de 45 a 60 dias para eclodir. Os ninhos são monitorados pelos servidores e pesquisadores do Núcleo de Sustentabilidade Urbana (NSU), da Secretaria Executiva de Meio Ambiente do Paulista (SEMA), coordenado por Silvio Batista, através do Projeto de Monitoramento e Conservação das Tartarugas Marinhas. "O trabalho de acompanhamento é fundamental para a preservação da espécie que escolheu Paulista para depositar seus ovos", destacou o ambientalista.

A iniciativa aprovada pelo SISBIO ICMBIO Centro Tamar já identificou 37 ninhos no litoral do Paulista, desde o início deste ano. Mais de 3.000 filhotes nasceram nessa temporada reprodutiva.

Com orientação dos profissionais da SEMA, a população pôde tirar fotos, fazer vídeos e durante toda a caminhada das tartarugas ao mar, dezenas de famílias acompanharam o trabalho dos biólogos e assistiram, atentos, às explicações sobre as espécies e a importância da conscientização e preservação do meio ambiente. O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano,Tecnologia e Meio Ambiente, Wandelson Santos, reforçou a necessidade do engajamento da população na preservação da tartaruga marinha para manter o equilíbrio do ecossistema.

A Prefeitura do Paulista publica em suas redes sociais, o dia, horário e local onde provavelmente haverá a eclosão das tartarugas.

O público também pode ajudar na identificação. Se você observar uma tartaruga marinha no momento da desova, não mexa e acione o Núcleo de Sustentabilidade Urbana (NSU) do município pelo número de telefone 9.9882-8387, ou a Guarda Municipal discando o 153.