PAULISTA > Notícias > Paulista se destaca e fica fora do mapa de risco de epidemia de Dengue e Chikungunya

Saúde | 16/03/2015

Em recente publicação, o Ministério da Saúde (MS) considerou o trabalho realizado pela Prefeitura do Paulista no combate à Dengue e Chikungunya um dos três melhores da Região Metropolitana do Recife. De acordo com Governo Federal, o município apresenta índice satisfatório de casos da doença entre os meses de janeiro e fevereiro de 2015, ficando, inclusive, fora da relação de cidades que possuem algum tipo de risco para a ocorrência de epidemias ou em situação de alerta. Ao todo, 1.844 prefeituras colaboraram com a pesquisa, que faz parte do Mapa da Dengue 2015.

Os indicadores apontaram, ainda, que Paulista figura com um percentual baixo de casos da doença. Ao longo dos dois últimos meses, 72 notificações foram contabilizadas pela Secretaria Municipal de Saúde. A incidência de casos para cada 100 mil habitantes ficou na casa de 22,5% O município possui um contingente populacional de aproximadamente 320 mil moradores. Os dados se baseiam no Levantamento Rápido de Índice para Aedes Aegypti (LIRAa). As informações foram divulgadas na última semana.

Esses resultados reforçam a importância do papel governamental na criação de mecanismos de controle e combate à Dengue e Chikungunya. Em Paulista, a prevenção às enfermidades faz parte das metas prioritárias da administração da cidade. Por isso, os profissionais envolvidos no trabalho passaram a ser encarados de forma diferente neste processo. Além de oferecer condições mais favoráveis de trabalho, o governo ofereceu capacitações para os servidores e majorou a remuneração de algumas categorias, a exemplo dos Agentes Comunitários de Endemias.

A política de valorização profissional implementada trouxe um ânimo novo aos funcionários. Essa medida pode ser considerada preponderante para a realização de um trabalho preventivo ainda mais eficaz na cidade.