PAULISTA > Notícias > Novo ninho com 117 tartarugas marinhas eclode no litoral do Paulista

Meio Ambiente | 16/03/2015

Novo ninho com 117 tartarugas marinhas eclode no litoral do Paulista

O quarto ninho de tartarugas-de-pente eclodiu no litoral do Paulista neste final de semana. Na madrugada do sábado (14.03), 84 filhotes nasceram na praia da Enseadinha, no Janga, e foram em direção ao mar. No domingo (15.03), técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente verificaram o ninho e encontraram mais 33 animais que não haviam conseguido sair em direção à água. No total, nasceram 117 bichinhos que já estão soltos na natureza.

Além deste ninho que eclodiu nesse final de semana, outros três grupos de filhotes de tartaruga-de-pente já nasceram no litoral do Paulista, que ainda conta com outros oito ninhos – todos com previsão de eclosão até o fim do mês de abril. O período de incubação das tartarugas marinhas dura entre 45 e 60 dias e os animais levam, em média, 48 horas para deixarem o ninho.

O trabalho de fiscalização faz parte do Projeto Municipal Praia Viva que, em parceria com a ONG Eco Associados, tem o intuito de garantir que os animais cheguem ao mar com segurança, evitando a interferência do homem (pescadores, banhistas, moradores) e dos predadores naturais.

No dia 02 de março foi registrado o nascimento de 90 tartarugas da mesma espécie, na Praia da Enseadinha, localizada no bairro do Janga. No local, uma semana depois, nasceram mais 97 filhotes. Já no dia 11 deste mês outras 65 tartaruguinhas saíram no ninho na praia do Pontal de Maria Farinha.