Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Paulista realiza treinamento para avaliação neurológica simplificada em hanseníase

Saúde | 20/05/2022

Paulista realiza treinamento para avaliação neurológica simplificada em hanseníase

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura Municipal do Paulista, através da Secretaria de Saúde, realizou na manhã desta sexta-feira (20) um treinamento em serviço para avaliação neurológica simplificada em hanseníase. Foram contemplados os profissionais da atenção básica da rede pública de saúde - equipes NASF-AB, equipe saúde em movimento e alguns profissionais da atenção básica e da atenção especializada.


A capacitação aconteceu no setor de reabilitação do Hospital Geral da Mirueira (referência estadual em hanseníase). A responsável é a terapeuta ocupacional Ana Júlia Lorena Gomes Malagón.


O treinamento desta sexta-feira foi teórico. No dia 27/05, haverá uma atividade prática. A carga horária total é de 8h. 


O objetivo é fortalecer os profissionais de saúde da rede pública municipal na execução desse importante exame e no acompanhamento dos usuários atingidos pela doença.



Informações sobre a avaliação do grau de incapacidade


A avaliação do grau de incapacidade neurofuncional possui grande relevância na morbidade - conjunto de causas capazes de produzir uma doença - dos pacientes com hanseníase, sendo sua aplicação adotada como indicador de controle da doença. 


O grau de incapacidade é determinado por meio do exame físico, a partir da avaliação neurológica dos olhos, mãos e pés. O resultado é definido em valores que variam de  0  (zero) a  II  (dois), no qual: 0 - não  há  presença  de  comprometimento neural; I - diminuição ou da perda  da  sensibilidade; II - presença de  incapacidades e deformidades.


Esse exame precisa ser realizado no momento do diagnóstico (independente da classificação operacional do agravo), a cada 3 meses durante o tratamento, se não houver queixas, sempre que houver queixas, no controle periódico de doentes em uso de corticóide, na alta do tratamento da PQT-U e no acompanhamento pós-operatório de descompressão neural.


Imagens:

Compartilhe: