Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Mais uma leva de tartarugas nasce no litoral do Paulista

Meio Ambiente | 11/03/2015

Mais uma leva de tartarugas nasce no litoral do Paulista

Compartilhe esta notícia:

Sessenta e cinco tartarugas da espécie “pente” nasceram na manhã desta quarta-feira (11.03), na Praia de Maria Farinha, em Paulista. Essa é a terceira eclosão, em menos de um mês, que acontece no município, a partir dos 12 ninhos que estão sendo monitorados pelos biólogos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA).

O trabalho, que faz parte do Projeto Municipal Praia Viva, em parceria com a ONG Eco Associados, tem o intuito de garantir que os animais cheguem ao mar com segurança, evitando a interferência do homem (pescadores, banhistas, moradores) e dos predadores naturais.

Dos 12 ninhos que estão sendo observados, nove estão em processo de eclosão, com previsão de serem abertos até o final do mês de abril. A partir da identificação dos pontos de desova, as equipes da prefeitura passam a monitorar diariamente os pontos de desova. A intenção é descobrir o momento do nascimento das espécies para adotar medidas que minimizem os impactos da ação humana neste processo. O período de incubação das tartarugas dura entre 45 e 60 dias. Os animais levam, em média, 48h para saírem do ninho. No dia 02 de março foi registrado o nascimento de 90 tartarugas, da mesma espécie, na Praia da Enseadinha, localizada no bairro do Janga. 

“Nosso trabalho está sendo feito com uma espécie de tartarugas ameaçada. O objetivo da iniciativa, além de focar na identificação das espécies, é extremamente educativo. Estamos procurando mobilizar as escolas, hotéis e marinas da região para que  juntos possamos pesquisar e aprender mais sobre as espécies em questão”,ressaltou o secretário de Meio ambiente, Leslie Tavares.  

Durante a atividade os alunos da Escola Irmã Assunta puderam sentir e chegar perto dos filhotes. O estudante João Vítor, 8 anos, ficou encantado com a oportunidade de poder levar as tartaruguinhas até o mar. “ Esse dia será inesquecível pra mim. Nunca pensei que poderia acompanhar de perto o nascimento das tartaruguinhas e ainda poder tocar nelas. A experiência é encantadora,” completou.

 

 


Imagens:

Compartilhe: