PAULISTA > Notícias > Paulista oficializa transformação da Mata do Frio em Parque Natural Municipal

Meio Ambiente | 11/03/2015

Paulista oficializa transformação da Mata do Frio em Parque Natural Municipal

Foi publicado nesta segunda-feira (09.03), no Diário Oficial dos Municípios, o decreto assinado pelo prefeito do Paulista, Junior Matuto, que institui a Mata do Frio em Parque Natural Municipal do Frio, a primeira Unidade de Conservação dessa categoria na região. A solenidade, que oficializou o processo de transformação do espaço, ocorreu na sede do Governo Municipal, no Centro. A área verde, considerada um dos “pulmões” da cidade, passa a ser protegida legalmente por decisão do poder Executivo.

Com o decreto, a prefeitura terá autonomia para decidir de que forma o espaço público poderá ser usado, podendo, inclusive, adotar medidas mais eficazes de manejo e preservação das espécies da fauna e flora existentes no local. A expectativa é de que nos próximos 60 dias o projeto executivo do parque esteja pronto. O trabalho será conduzido pela Secretaria de Meio Ambiente.

O Parque do Frio possui uma área de mais de 40 hectares de Mata Atlântica ainda preservada. O local vai passar a contar com pista para caminhada, espaço de convivência e lazer, academia da saúde e quiosque para lanches naturais, além de um centro de educação ambiental e uma trilha de percepção e vivencia com a natureza, voltada para crianças e adolescentes. Uma torre para a prática de arborismo e observação de aves também poderá ser utilizada pelos visitantes.

Todo o projeto será construído sob a concepção da arquitetura sustentável e da bioconstrução, respeitando os elementos já existentes e a topografia natural do terreno. O parque beneficiará, diretamente, 80 mil pessoas que residem nos bairros do Centro, Aurora, Mirueira, Jardim Paulista Alto, Jardim Paulista Baixo e Vila Torres Galvão.