PAULISTA > Notícias > Prefeitura passa a contar com dois novos médicos do Provab

Saúde | 05/03/2015

Prefeitura passa a contar com dois novos médicos do Provab

O município do Paulista, na Região Metropolitana, acaba de ser contemplado com mais dois novos médicos do Programa de Valorização da Atenção Básica (Provab). Com a chegada dos profissionais, que agora somam dez no atendimento à população, o governo municipal transforma dois Programas de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) em equipes de Saúde da Família. A mudança de perfil torna o serviço mais completo, principalmente, porque passa a oferecer clínico geral, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, além dos ACS.

Os novos médicos irão atuar nas unidades de saúde da rede municipal a partir desta segunda-feira (09.03). Os locais já foram definidos pela Secretaria de Saúde. Eles vão trabalhar nos postos do bairro do Janga e Jardim Velho. Cada generalistas do Provab realiza, em média, 400 procedimentos por mês, entre atendimento domiciliar, consultas na própria unidade, além da participação em reuniões de grupo com os moradores da comunidade.

Coordenado pelo Ministério da Saúde, o Provab busca levar os profissionais da área às localidades que apresentam maiores índices de defasagem no atendimento médico, valorizando o crescimento intelectual com a prática nas unidades de saúde e estimulando o conhecimento/estudo em instituições especializadas.