Saúde | 17/01/2022
Primeira criança foi vacinada contra a Covid-19 em Paulista nesta segunda-feira (17)
Compartilhe esta notícia:
Crianças entre cinco e 11 anos com doenças neurológicas crônicas e com distúrbios do desenvolvimento neurológico começaram a receber o imunizante. O município disponibiliza três polos exclusivos para esse público
Na manhã desta segunda-feira (17), a Prefeitura da Cidade do Paulista deu início à vacinação infantil contra a Covid-19. Maria Luiza, 8 anos, foi a primeira criança a receber a aplicação no município dentro da faixa etária liberada.
A mãe de Maria Luiza, Thammy Ferreira, e o pai Francisco Mendonça mostraram muita alegria ao registrar a imunização da filha neste momento em que os casos da doença estão em alta. Agora, eles se sentem mais seguros, pois a filha era a única da família que ainda não tinha sido vacinada.
Nesta primeira etapa, estão sendo imunizadas as crianças de cinco (5) a 11 anos com doenças neurológicas crônicas e com distúrbios do desenvolvimento neurológico, com prioridade para Síndrome de Down e Autismo. Os pais ou responsáveis precisam apresentar laudo médico no momento da aplicação.
A contraindicação vacinal existe apenas para crianças que possuam reação alérgica grave (anafilaxia) para qualquer um dos componentes do imunizante. Não há exigência de prescrição médica.
A imunização ocorre de segunda (17) a sábado (22), das 9h às 16h, sem agendamento, sendo necessário apenas ir a qualquer um dos polos disponíveis e levar comprovante de residência. O governo municipal disponibiliza três polos exclusivos para a vacinação infantil: Faculdade de Saúde de Paulista (Fasup), no Janga, Colégio Firmino da Veiga, no Centro, e no Colégio Paroquial Nossa Senhora de Fátima, em Paratibe.
Para facilitar o registro da dose aplicada, é importante estar munido de documento de identificação com foto ou cartão SUS, CPF ou Registro de Nascimento, além de comprovante de residência. Devem ser apresentadas as documentações da criança e também do adulto.
Orientação aos pais
A vacina para crianças de 5 a 11 anos tem dosagem e composição diferente daquela utilizada para os maiores de 12 anos. A tampa do frasco - Comirnaty (Pfizer/Wyeth) - deve estar na cor laranja. Essa diferenciação ajuda na identificação pelas equipes de vacinação e também pelos pais, mães e cuidadores que levarão as crianças para serem vacinadas.
O grupo em questão receberá duas doses de 0,2 mL (equivalente a 10 microgramas), com pelo menos 56 dias (08 semanas) de intervalo.
Por precaução, a vacina contra a Covid-19 não deve ser administrada simultaneamente a outras vacinas do calendário infantil, sendo recomendado um intervalo mínimo de 15 dias.
Os pais, mães ou responsáveis devem estar presentes manifestando sua concordância com a vacinação. Em caso de ausência dos pais ou responsáveis, a vacinação deverá ser autorizada por um termo de assentimento por escrito. A vacina salva vidas!
Confira os polos de vacinação:
De segunda-feira (17) a sábado (22) - 9h às 16h
- Centro de Paulista: Colégio Firmino da Veiga. Rua Travessa do Sabugi, s/n.
- Paratibe: Colégio Paroquial Nossa Senhora de Fátima. Rua Henrique Dias, nº 85.
- Janga: Faculdade de Saúde de Paulista (Fasup). Avenida Dr. Cláudio José Gueiros Leite, 3580, no Janga.
Imagens:
Categorias
- Ação integrada
- Administração
- Administração das Regionais
- Articulação Política
- Assuntos Jurídicos e Procuradoria
- Cultura
- Controladoria Geral
- Defesa Civil
- Desenvolvimento Econômico,Agropecuário e Pesca
- Mulher
- Desenvolvimento Urbano
- Direitos e Saúde da Mulher
- Direitos Humanos/Cidadania
- Educação
- Esportes
- Executiva de Imprensa
- Finanças
- Gabinete do Prefeito
- Habitação
- Infraestrutura
- Juventude
- Limpeza Urbana
- Meio Ambiente
- Mobilidade/Trânsito
- Obras
- Planejamento e Gestão
- Políticas Sociais
- Projetos Especiais
- Qualificação Profissional
- Saúde
- Segurança e Mobilidade
- Serviços Públicos
- Servidor
- Tributos
- Turismo