Políticas Sociais | 27/02/2015
Adeptos das religiões de matriz africana discutem legalização dos terreiros no Paulista
Compartilhe esta notícia:
![](https://paulista.pe.gov.br/site/app/webroot/files/arquivos/270220151708100000000.jpg)
Com o objetivo de legalizar os terreiros existentes no município do Paulista, adeptos das religiões de matriz africana participaram de um seminário na tarde desta sexta-feira (27.02). O evento, que aconteceu, na Casa do Pai Carlos de Ayrá, no bairro da Mirueira, em Paulista, foi coordenado pela Gerência de Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Políticas Sociais, Esportes e Juventude, e teve o intuito de orientar os babalorixás acerca do processo de regularização jurídica e dos benefícios que essa medida pode trazer para o núcleo religioso e seus integrantes.
De acordo com o gerente de Igualdade Racial do Paulista, José Rufino, o processo de legalização será trabalhado em duas etapas. “Hoje será formulado o estatuto e no próximo mês será definida a ata de posse. Nosso objetivo é trazer para esses terreiros a legalidade institucional e jurídica. Além dos municipais, também estão presentes aqui representantes de terreiros de Itamaracá, Caruaru, Itapissuma e Cruz de Rebouças. Hoje será feita toda a sistematização. Todos vão sair daqui com o seu estatuto formulado,” alegou.
Com a legalização, os terreiros passam a participar de editais junto às esferas de poder que trazem recursos para a comunidade e viabilizam a realização de projetos voltados à valorização da cultura afro-brasileira. Atualmente, em Paulista, 120 Casas religiosas de matriz africana estão catalogadas.
O seminário contou com o apoio da Faculdade Joaquim Nabuco, Movimento Negro Unificado, Cômite Estadual de Promoção da Igualdade Racial, e Fórum de Comunidades Tradicionais de Matrizes Africanas do Paulista.
Imagens:
Categorias
- Ação integrada
- Administração
- Administração das Regionais
- Articulação Política
- Assuntos Jurídicos e Procuradoria
- Cultura
- Controladoria Geral
- Defesa Civil
- Desenvolvimento Econômico,Agropecuário e Pesca
- Mulher
- Desenvolvimento Urbano
- Direitos e Saúde da Mulher
- Direitos Humanos/Cidadania
- Educação
- Esportes
- Executiva de Imprensa
- Finanças
- Gabinete do Prefeito
- Habitação
- Infraestrutura
- Juventude
- Limpeza Urbana
- Meio Ambiente
- Mobilidade/Trânsito
- Obras
- Planejamento e Gestão
- Políticas Sociais
- Projetos Especiais
- Qualificação Profissional
- Saúde
- Segurança e Mobilidade
- Serviços Públicos
- Servidor
- Tributos
- Turismo