O projeto surgiu em
fevereiro deste ano, na Escola Municipal Cônego Costa Carvalho, em
Paulista, para conscientizar os alunos sobre as fake news na
comunidade escolar.
Na foto acima, Pedro Fabrício é um dos estudantes do 8º ano. Ele e seus amigos de sala de aula, sob a orientação do professor Glaucio Ramos, reforçam a importância de sempre checar a notícia. Por causa da pandemia para não aglomerar, o estudante representou sua turma ao fazer uma apresentação na Secretaria de Educação de Paulista, utilizando QR Code (versão bidimensional do código de barras, composto por padrões de pixels em preto e branco).
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O Projeto “Fuja da Fake, Foque
no Fato”, desenvolvido pelos estudantes do 8º ano da Escola
Municipal Cônego Costa Carvalho, em Paulista, venceu o I Prêmio CpE
na Sala de Aula 2021 (https://cpe2021.com.br/). Promovido pela Rede
Nacional de Ciência para a Educação (CpE), a inciativa surgiu em
fevereiro deste ano, com o intuito de conscientizar os alunos sobre
as fake news (notícias falsas) na comunidade escolar.
A
equipe paulistense esteve sob a orientação do professor Glaucio
Ramos Gomes e abordou um dos temas do concurso: experiências remotas
de ensino e aprendizagem que podem permanecer após a pandemia.
O
prêmio também celebrou a capacidade do professor de se reinventar
para, no contexto do ensino remoto, propor uma educação pública de
qualidade, engajadora e de impacto social.
O projeto
também será executado através de uma proposta de formação para
educadores da Rede Municipal de Paulista. O professor Glaucio,
responsável pela qualificação, vai apresentar sua experiência no
IV Encontro Anual da Rede CpE, a ser realizado de maneira online
entre agosto e novembro de 2021.
O “Fuja da Fake, Foque
no Fato" concorreu com mais de 200 projetos em uma disputa
nacional. “Foram selecionados nove projetos e, na nossa categoria,
apenas três foram escolhidos. O prêmio foi o reconhecimento da
relevância do projeto, que abordou o combate às fake news sobre a
vacina contra a Covid-19”, disse Glaucio Ramos.
Logo
após as primeiras aulas, o professor aplicou um questionário online para
que os estudantes respondessem se sabiam ou não o que era uma fake
news, e se tinham o hábito de checar uma notícia antes de
compartilhá-la. O mesmo questionário foi enviado aos familiares,
para ajudar a traçar um panorama da situação.
Dos 82
participantes, entre pais e alunos, 74% já tinham compartilhado uma
notícia e depois descoberto que a informação era falsa, 85% já se
depararam com alguma notícia falsa sobre a vacina e 84% deles
conheciam alguém que não queria se vacinar.
A secretária
de Educação de Paulista, Jaqueline Moreira, representando o
prefeito Yves Ribeiro, parabenizou a iniciativa da comunidade escolar
em trazer mais uma conquista para o município.
“Esse
tema tratado diretamente na sala de aula tem retorno muito positivo
no combate a essa onda de fake news , levando em consideração que é
na escola onde começamos a formar o senso crítico e essa ênfase do
trabalho voltado para informações confiáveis em meio ao avanço
tecnológico atual. Assim, os estudantes são preparados para não
espalhar fake news e focar no fato. Esse projeto também será
socializado através de uma proposta de formação para educadores da
rede municipal”, afirmou Jaqueline Moreira.
O Prêmio
CpE na Sala de Aula 2021 é promovido pela Rede Nacional de Ciência
para a Educação (Rede CpE) e pelo Instituto Ayrton Senna, com o
apoio da Somos Educação e Instituto Dor Pesquisa e Ensino.
Os
vídeos enviados foram analisados por uma Comissão Científica
composta por especialistas convidados e membros do Conselho
Técnico-Científico e da Coordenação da Rede CpE.
Perfil
do Professor Glaucio Ramos
O professor Glaucio Ramos é
Doutor em Linguagem e Cultura, contador de histórias, escritor
infantil e empreendedor social na área de formação de leitores.
Ele é autor do projeto social Leitura na Esquina (biblioteca
itinerante), vencedor dos prêmios Detran de Educação, 2017-2018,
Professores do Brasil 2018 (MEC) e Espírito Público 2019.
Atualmente, Glaucio é coordenador das bibliotecas
escolares da Secretaria de Educação do Paulista, atuando no fomento
de políticas públicas para a formação de leitores.
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