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Educação | 03/08/2021

Escola da Rede Municipal de Paulista vence I Prêmio CpE na Sala de Aula

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O projeto surgiu em fevereiro deste ano, na Escola Municipal Cônego Costa Carvalho, em Paulista, para conscientizar os alunos sobre as fake news na comunidade escolar. 

Na foto acima, Pedro Fabrício é um dos estudantes do 8º ano. Ele e seus amigos de sala de aula, sob a orientação do professor Glaucio Ramos, reforçam a importância de sempre checar a notícia. Por causa da pandemia para não aglomerar, o estudante representou sua turma ao fazer uma apresentação na Secretaria de Educação de Paulista, utilizando QR Code (versão bidimensional do código de barras, composto por padrões de pixels em preto e branco). 




O Projeto “Fuja da Fake, Foque no Fato”, desenvolvido pelos estudantes do 8º ano da Escola Municipal Cônego Costa Carvalho, em Paulista, venceu o I Prêmio CpE na Sala de Aula 2021 (https://cpe2021.com.br/). Promovido pela Rede Nacional de Ciência para a Educação (CpE), a inciativa surgiu em fevereiro deste ano, com o intuito de conscientizar os alunos sobre as fake news (notícias falsas) na comunidade escolar.


A equipe paulistense esteve sob a orientação do professor Glaucio Ramos Gomes e abordou um dos temas do concurso: experiências remotas de ensino e aprendizagem que podem permanecer após a pandemia.





O prêmio também celebrou a capacidade do professor de se reinventar para, no contexto do ensino remoto, propor uma educação pública de qualidade, engajadora e de impacto social.

O projeto também será executado através de uma proposta de formação para educadores da Rede Municipal de Paulista. O professor Glaucio, responsável pela qualificação, vai apresentar sua experiência no IV Encontro Anual da Rede CpE, a ser realizado de maneira online entre agosto e novembro de 2021.







O “Fuja da Fake, Foque no Fato" concorreu com mais de 200 projetos em uma disputa nacional. “Foram selecionados nove projetos e, na nossa categoria, apenas três foram escolhidos. O prêmio foi o reconhecimento da relevância do projeto, que abordou o combate às fake news sobre a vacina contra a Covid-19”, disse Glaucio Ramos.

Logo após as primeiras aulas, o professor aplicou um questionário online para que os estudantes respondessem se sabiam ou não o que era uma fake news, e se tinham o hábito de checar uma notícia antes de compartilhá-la. O mesmo questionário foi enviado aos familiares, para ajudar a traçar um panorama da situação.

Dos 82 participantes, entre pais e alunos, 74% já tinham compartilhado uma notícia e depois descoberto que a informação era falsa, 85% já se depararam com alguma notícia falsa sobre a vacina e 84% deles conheciam alguém que não queria se vacinar.

A secretária de Educação de Paulista, Jaqueline Moreira, representando o prefeito Yves Ribeiro, parabenizou a iniciativa da comunidade escolar em trazer mais uma conquista para o município.

“Esse tema tratado diretamente na sala de aula tem retorno muito positivo no combate a essa onda de fake news, levando em consideração que é na escola onde começamos a formar o senso crítico e essa ênfase do trabalho voltado para informações confiáveis em meio ao avanço tecnológico atual. Assim, os estudantes são preparados para não espalhar fake news e focar no fato. Esse projeto também será socializado através de uma proposta de formação para educadores da rede municipal”, afirmou Jaqueline Moreira.

O Prêmio CpE na Sala de Aula 2021 é promovido pela Rede Nacional de Ciência para a Educação (Rede CpE) e pelo Instituto Ayrton Senna, com o apoio da Somos Educação e Instituto Dor Pesquisa e Ensino.

Os vídeos enviados foram analisados por uma Comissão Científica composta por especialistas convidados e membros do Conselho Técnico-Científico e da Coordenação da Rede CpE.
 
Perfil do Professor Glaucio Ramos

O professor Glaucio Ramos é Doutor em Linguagem e Cultura, contador de histórias, escritor infantil e empreendedor social na área de formação de leitores. Ele é autor do projeto social Leitura na Esquina (biblioteca itinerante), vencedor dos prêmios Detran de Educação, 2017-2018, Professores do Brasil 2018 (MEC) e Espírito Público 2019.

Atualmente, Glaucio é coordenador das bibliotecas escolares da Secretaria de Educação do Paulista, atuando no fomento de políticas públicas para a formação de leitores.


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