PAULISTA > Notícias > Programa que identifica distorções visuais contempla alunos das escolas do Paulista

Saúde | 11/02/2015

Cerca de 40 profissionais da rede municipal de saúde e educação do Paulista, entre eles gestores escolares e agentes de saúde, participaram na tarde desta quarta- feira (11.02), na Escola Manoel Vítor, localizada na Av. Floriano Peixoto, S/N, Centro, de uma reunião de capacitação. A ideia é formar esses agentes no Programa Olhar Paulista para que eles possam atuar como multiplicadores. A iniciativa, que contemplará todas as instituições de ensino da cidade, tem o intuito de contribuir para a melhoria do ensino/aprendizagem a partir da prevenção, identificação e correção de problemas visuais.

A ação, que está prevista para ser iniciada ainda neste primeiro semestre de 2015, beneficiará estudantes de 6 à 12 anos, totalizando o equivalente a 9.275 alunos. O processo será feito da seguinte forma: primeiramente, os agentes de saúde escolar realizarão a triagem nas unidades de ensino, sendo identificado algum problema, o discente será encaminhado a uma clínica oftalmológica, a partir disso, caso seja necessária a correção da visão, será disponibilizado gratuitamente os óculos de grau.

“Esse projeto visa contribuir para a redução das taxas de repetência e evasão escolar, além de facilitar o acesso da população à consulta oftalmológica com a entrega de óculos, quando necessário. A escolha dessa faixa etária, se justifica, na possibilidade detectar e reverter possíveis problemas,” explicou o oftalmologista Alexandre Ventura.