Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Prefeitura de Paulista lança a campanha virtual - Todos pela Inclusão

Direitos Humanos/Cidadania | 01/04/2021

Prefeitura de Paulista lança a campanha virtual - Todos pela Inclusão

Compartilhe esta notícia:

A campanha incentiva a participação e inclusão das pessoas com Autismo e Síndrome de Down na sociedade, a partir do olhar e de experiências de mães residentes no município

A Prefeitura de Paulista, em parceria com o Grupo Super Mães, lança nesta sexta-feira (02.04) a campanha Todos pela Inclusão, trazendo o tema “Com o olhar inclusivo, você não só pode vê-los, mas senti-los”. A ação promove uma reflexão sobre o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, instituído em 2 de Abril, e também ao Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março.

Incentivar a participação e inclusão das pessoas com deficiência na sociedade, bem como oferecer igualdade de oportunidades e acessibilidade, representam aspectos do respeito e da valorização da diversidade humana. Pessoas com deficiência são facetas desse mosaico de diferenças humanas e apresentam particularidades, fraquezas e fortalezas, como qualquer outra pessoa. É essencial dar voz ao Autismo e a Síndrome de Down, levando informação para a população e, desse modo, reduzindo o preconceito e aumentando a inclusão. 

A Campanha

A campanha é encabeçada pela Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos do Paulista e tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da inclusão das pessoas com Down e autistas na sociedade. Devido a pandemia causada pela Covid-19, as ações acontecerão nas redes sociais oficiais da Prefeitura de Paulista, que irão veicular oito vídeos com depoimentos que traduzem os sentimentos e as vivências das Super Mães residentes em Paulista. Também foram criadas camisas exclusivas para divulgação da campanha. 

Movidas pelo sentimento de amor e cuidado e para compartilhar experiências, informações e buscar aprendizados, a partir da vivência com outras mães, foi criado, no Whatsapp, o grupo intitulado “Grupo Super Mãe”, fundado em 2014, pela enfermeira Carol Aleixo, após seu filho, na época com 2 anos e meio de idade, ser diagnosticado com Autismo. Hoje, o grupo conta com quase 900 mães, a sua maioria de Pernambuco, com grande participação das mães do Paulista. 

Abril Azul

A Organização das Nações Unidas (ONU) escolheu o dia 2 de abril como Dia Mundial de Conscientização do Autismo para dar visibilidade ao tema, já que o transtorno ainda é bastante desconhecido pela população. Assim, criou-se também a campanha Abril Azul para que o mês inteiro seja marcado com diversas ações voltadas para o autismo. Por que a cor azul? Porque o autismo atinge muito mais os meninos do que as meninas (proporção de 4:1), fato que a ciência ainda não consegue explicar.

21 de Março

A data faz alusão a síndrome que é causada, quando há uma divisão celular anormal que resulta em material genético extra, ou seja, em um terceiro alelo do cromossomo 21. O Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado em 21 de março, fazendo alusão aos 03 cromossomos no par número 21, característico das pessoas com Síndrome de Down. 

2 de Abril

Em 2007, a ONU (Organização das Nações Unidas), definiu que 2 de abril seria o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

 

Informações

(81) 98351-6041 - Nathalia Valeska - (Articuladora da Campanha pela Coordenação da Pessoa com Deficiência - Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos)

(81) 98839-4788 - Carol Aleixo - (idealizadora do Grupo Super Mães) 


Imagens:

Compartilhe: