Direitos Humanos/Cidadania | 22/02/2021
Paulista lança mapeamento dos Terreiros Afro-Indígenas, Coletivos e Entidades Negras do Município
Compartilhe esta notícia:
A ação possibilitará ao poder público municipal atuar de forma mais eficaz no combate à intolerância religiosa, na implementação de políticas de enfrentamento ao racismo e no planejamento de suas ações
A Prefeitura do Paulista lança nesta segunda-feira (22) o mapeamento online dos Terreiros de Matrizes Afro-Indígena e dos Coletivos e Entidades que desenvolvam trabalhos ou ações de promoção e enfrentamento da igualdade racial, com ênfase na população negra do município. A coleta de dados tem o objetivo de oportunizar e promover políticas públicas efetivas para esses grupos, desenvolvidas pela Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos, com os trabalhos executados pela Coordenadoria de Igualdade Racial do município.
O mapeamento acontece através de formulários online. Depois de coletadas as informações, será possível identificar com mais precisão onde estão e quais são as demandas do povo das matrizes afro-indígenas e dos coletivos e entidades negras de Paulista. A mineração dos dados também possibilitará ao poder público municipal atuar com mais assertividade no combate à intolerância religiosa, na implementação de políticas de enfrentamento ao racismo e principalmente no planejamento de suas ações.
Os locais cadastrados serão georreferenciados por meio de um mapa virtual, que identificará cada espaço sagrado, coletivo ou entidade com o seus respectivos endereços.
Link para cadastro dos Terreiros: https://cutt.ly/glwFHxB
Link para cadastro dos coletivos e entidades: https://cutt.ly/qlwFvH7
A importância das Matrizes Afro-Indígena para identidade do Paulista
As culturas tradicionais indígenas e africanas estão fincadas no pensamento e na identidade do povo brasileiro. Os terreiros de matrizes indígenas e africanos são locais sagrados, que representam a manutenção de suas tradições e cumprem um papel social de salvaguardar por meio da transmissão oral – as tradições, os ritos, a história, a memória, os costumes, as línguas, as vestimentas, a gastronomia, fazendo os espaços dos terreiros, equipamentos sociais valiosos da construção e da preservação da história viva das matrizes indígenas e africanas em Paulista. Estima-se que no município existam quase 200 terreiros na cidade.
Links de Cadastro
Link para cadastro dos Terreiros Afro-Indígenas
Link para cadastro dos Coletivos e Entidades Negras
Imagens:
Categorias
- Ação integrada
- Administração
- Administração das Regionais
- Articulação Política
- Assuntos Jurídicos e Procuradoria
- Cultura
- Controladoria Geral
- Defesa Civil
- Desenvolvimento Econômico,Agropecuário e Pesca
- Mulher
- Desenvolvimento Urbano
- Direitos e Saúde da Mulher
- Direitos Humanos/Cidadania
- Educação
- Esportes
- Executiva de Imprensa
- Finanças
- Gabinete do Prefeito
- Habitação
- Infraestrutura
- Juventude
- Limpeza Urbana
- Meio Ambiente
- Mobilidade/Trânsito
- Obras
- Planejamento e Gestão
- Políticas Sociais
- Projetos Especiais
- Qualificação Profissional
- Saúde
- Segurança e Mobilidade
- Serviços Públicos
- Servidor
- Tributos
- Turismo