PAULISTA > Notícias > Prefeitura do Paulista usa técnica pioneira de construção

Qualificação Profissional | 29/01/2015

Prefeitura do Paulista usa técnica pioneira de construção

Depois de ser o primeiro município de Pernambuco a utilizar de maneira exitosa a técnica americana bagwall para conter o avanço do mar, Paulista, agora, aposta em mais uma estratégia de construção civil idealizada nos Estados Unidos. A prefeitura está edificando, de forma pioneira na cidade, o anexo da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU) com base no sistema construtivo denominado Steel Framing (Moldura de Aço). Este modelo de edificação é considerado “limpo” porque não gera resíduos de construção. A montagem usa aço galvanizado como matéria-prima e é feita em curto espaço de tempo.

Essa modalidade de edificação dispensa o uso de tijolos e cimento, além de inibir a ação da temperatura e evitar a transmissão do calor. A utilização de concreto é empregada apenas nas fundações do imóvel. A obra do anexo da SDU, que tem 250m², deve ficar pronta em apenas uma semana. As instalações vão abrigar a Diretoria de Controle Urbano, o Departamento de Fiscalização e o Núcleo de Agentes de Controle Urbano.

A estrutura passa, em média, 30 anos sem exigir maiores serviços de manutenção.  O fechamento interno das paredes é feito com uma placa chamada OSB (Oriented Strand Board). A OSB é um painel produzido com retraços de madeira. Na vedação externa, é instalada uma placa cimentícia sem amianto, sobre a qual podem ser aplicados quaisquer tipos de revestimento, que pelo seu acabamento dispensa o uso de forro.

As paredes podem receber cerâmica, textura ou tinta convencional. O telhado é de alumínio termoacústico, o que impede a penetração de calor e ruídos. O prédio vai oferecer uma melhor acomodação aos funcionários da prefeitura, dinamizar o atendimento e oferecer mais conforto ao público. A unidade funciona na Av. Marechal Floriano Peixoto, S/N, Centro.