PAULISTA > Notícias > Pelo segundo ano consecutivo, a escola do Paulista Firmino da Veiga vence Prêmio Nestlé

Educação | 20/05/2020

Pelo segundo ano consecutivo, a Escola Municipal José Firmino da Veiga, localizada no município do Paulista, na Região Metropolitana, vence o Prêmio Criança Mais Saudável da Fundação Nestlé Brasil, edição 2020, em parceria com o Instituto Crescer.

Através do projeto “Sintonizando, dançando e educando”, desenvolvido pelo professor de Educação Física Rodrigo Alex Rodrigues, a unidade de ensino foi à única premiada no  Estado de Pernambuco. O projeto idealizado pelo educador concorreu com mais de 200 trabalhos inscritos oriundos de 23 estados brasileiros.

A ideia principal do projeto é buscar uma melhor qualidade de vida, estimulando os alunos a praticarem exercícios físicos através da dança nas aulas de Educação Física, e tornar o refeitório um ambiente mais agradável e integrativo com o apoio da música. Para garantir o avanço do programa, o coordenador está buscando a instalação de uma rádio escola, para incentivar os alunos à prática da leitura e da pesquisa e melhorar a horta escolar através da comunicação entre os alunos.

Para a gestora da José Firmino da Veiga, Magali Silva, receber a premiação é uma emoção dupla. “É uma alegria imensa, por duas vezes podermos elevar o nome da Escola Firmino da Veiga que tem uma tradição muito forte na cidade. Me sinto honrada em ter uma equipe pedagógica que abraça a ideia e faz acontecer. Receber esse prêmio duas vezes e ainda proporcionar benfeitorias à escola é um motivo a mais para continuarmos e fazer com que os familiares acreditem em nosso trabalho e se sintam motivados em matricular seus filhos na escola”.

A escola receberá um prêmio no valor de R$ 35 mil reais para a implementação da proposta na unidade, além de formação sob a supervisão da equipe da Fundação Nestlé Brasil. Os servidores já estão recebendo capacitações online através de representantes do Instituto Crescer.

No ano passado, o professor Rodrigo Alex Rodrigues venceu com o trabalho “Se Alimentar e Praticar Atividades Físicas Não é Legal, é Essencial”, que consistia em estimular hábitos alimentares saudáveis, como separar adequadamente os alimentos, aproveitar as refeições juntos, consumir água e incorporar legumes e verduras na alimentação. Com o prêmio, foi criada uma área para o cultivo de hortaliças e também um local para a prática de atividades de esportes radicais.

A cerimônia da premiação dos vencedores está prevista para acontecer na sede da Fundação Nestlé, em São Paulo, no mês de outubro.