PAULISTA > Notícias > Saúde do Paulista enfrenta pandemia do Coronavírus com ações pautadas no planejamento estratégico

Saúde | 06/04/2020

O trabalho da Secretaria de Saúde do Paulista para conter o avanço do novo Coronavírus vem sendo pautado por ações planejadas e focadas na população. Desde o surgimento dos primeiros casos da Covid-19 no País, os profissionais do município estão mobilizados e atuando de forma integrada para colocar em prática um conjunto de medidas capazes de proteger e preservar vidas.

Apesar de todo esforço, o município registrou nesse último fim de semana cinco casos confirmados da doença. Os números foram divulgados no Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde. É hora de redobrar os cuidados com a higiene e permanecer em casa. E para ficar bem informado, o paulistense pode acessar os canais oficiais da Prefeitura (Site www.paulista.pe.gov.br / Insta: @prefeiturapaulista / Face: prefeiturapaulista).

Na página oficial do município, a população vai poder baixar o App Monitore Paulista Covid-19, uma ferramenta criada pela gestão para acompanhar pacientes com suspeita da doença. Ele está sendo utilizado como um importante meio de integração entre a Saúde municipal e o usuário, garantindo que o paciente seja monitorado diariamente, sem precisar se deslocar até a unidade de saúde. As pessoas também podem esclarecer dúvidas sobre a COVID-19 pelos telefones: 9.9981.0972 e o 9.9942.1490.

Preocupada com as pessoas que estão apresentando problemas como ansiedade, angústia, tristeza, pânico e depressão por conta do isolamento social, a Secretaria de Saúde criou um serviço de teleatendimento que oferece apoio por meio de dois psicólogos. Os profissionais atendem as chamadas e realizam o acolhimento, passando orientações sobre como agir diante desse cenário da pandemia do Coronavírus. Quem necessitar dessa ajuda pode ligar nos contatos: 9. 9981.0553 e o 9. 9981.0911. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Tem sido por telefone também que as equipes do município tem monitorado os cinco pacientes (três moradores do Janga, um de Jardim Paulista Baixo e outro de Maranguape I) que estão com a Covid-19 e os seus familiares. A gestão municipal vem esclarecendo dúvidas e orientando as pessoas para evitar proliferação do Coronavírus. Profissionais que atuam nos territórios, nas Unidades de Saúde da Família e policlínicas, também estão a postos para visitar as residências das famílias acometidas pela doença.

É bom que se diga que as unidades de saúde da rede continuam abertas e funcionando em horário normal. Isso também inclui as farmácias, que estão dispensando medicamentos aos pacientes que estão com receitas médicas. Para evitar aglomerações, a Secretaria de Saúde prorrogou por 90 dias a validade dos receituários, ajudando os usuários crônicos estáveis (hipertensos, diabéticos e com colesterol alto). O município também manteve as entregas do Programa Remédio em Casa.

Vale lembrar que os moradores da cidade com agravamento nos sintomas da Covid-19 estão sendo encaminhados à Prontoclínica Torres Galvão (PTG), no Centro do município. Por conta dessa grande movimentação, a Saúde está realizando uma ação muito importante de desinfecção na unidade com aplicação de um produto capaz de eliminar o vírus.

A mesma técnica tem sido adotada na sede do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), em Maranguape I. A medida contempla a desinfecção de todas as ambulâncias usadas no atendimento aos chamados da população, inclusive, a mais nova que foi entregue pelo prefeito Junior Matuto. Trata-se de uma unidade móvel básica, que será adaptada, recebendo equipamentos para se transformar em um suporte avançado, com cardioversor e ventilador pulmonar.

E o trabalho da Secretaria de Saúde não vai parar por aí. O Coronavírus  chegou ao nosso município e hoje é uma ameaça a todos. Por isso, novas ações estão sendo planejadas e serão anunciadas em breve, como a criação de leitos de UTI para atender os casos que necessitarem desse tipo de atendimento. Os profissionais de saúde estão trabalhando para você ficar em casa. Mantenha os cuidados com a higiene e permaneça respeitando o distanciamento social.