Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Alunos aprendem sobre educação para um trânsito mais seguro no Paulista

Educação | 11/03/2020

Alunos aprendem sobre educação para um trânsito mais seguro no Paulista

Compartilhe esta notícia:

Dentro das atividades educativas desenvolvidas pelo Projeto Professor Amigo do Trânsito, os alunos da Escola Municipal Miguel Arraes de Alencar, no Janga, em Paulista, assistiram a uma palestra com a equipe da Operação Lei Seca, na manhã desta quarta-feira (11.03).

Durante a ação, os estudantes tiveram a oportunidade de aprender sobre direção segura, a importância do uso dos equipamentos de segurança, os riscos causados pelo uso da bebida alcoólica na direção e como é feito o teste do bafômetro. Além de ouvir histórias de pessoas que foram vítimas de acidentes de trânsito.

É o caso de Carlos Maciel. O depoimento dele causou comoção entre os alunos. O motociclista foi vítima de um motorista alcoolizado que o atingiu durante uma ultrapassagem perigosa.

“Com a colisão, fiquei com fratura exposta no braço e na perna. Por causa disso, tive que amputar a minha perna. Durante a minha internação adquiri uma infecção que atingiu meu quadril e também tive que retirá-lo. Passei por tudo isso por causa de uma pessoa que achava que era natural beber álcool e pegar um carro. Ele mudou minha vida e meus projetos”, frisou.

A coordenadora da Educação da Operação Lei Seca, Kadilane Nascimento, disse que trazer depoimentos reais das vítimas do trânsito para as salas de aula é uma forma de construir condutores conscientes, a fim de reduzir o número de acidentes e mortes nas estradas.

“Nós buscamos alertar esses estudantes sobre a realidade vivida no dia a dia no trânsito. Por isso, nós contamos com educadores que foram vítimas da própria imprudência e outros que foram vítimas de terceiros. Queremos que eles não façam parte dessa estatística triste de acidentes. Também orientamos sobre a importância da tolerância no trânsito e que sejam multiplicadores na escola, em casa, com os amigos. Quem é que resiste a um pedido de um filho para colocar o cinto de segurança ou capacete?”, indagou.

“Nós estamos tendo a oportunidade de aprender um pouco mais sobre os riscos que o álcool pode causar no trânsito. O que aprendi aqui vou repassar para meus pais”, disse o estudante Pedro Ivo, do 8° Ano.

O Projeto Professor Amigo do Trânsito é uma parceria da Secretaria de Educação e o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde, Detran - PE e a Polícia Militar.

 

 

 


Imagens:

Compartilhe: