PAULISTA > Notícias > Educação do Paulista reúne mais de mil estudantes durante formação do Proerd

Educação | 11/12/2019

Educação do Paulista reúne mais de mil estudantes durante formação do Proerd

Mais de mil estudantes da rede municipal de ensino do Paulista participaram, nesta quarta-feira (11.12), da solenidade de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência - Proerd, que passa para os alunos conteúdos sobre prevenção às drogas e a violência, além de repassar conceitos de cidadania, Direitos Humanos, ética, e respeito.

Durante o evento que aconteceu na quadra poliesportiva do Sesi de Paratibe, os alunos assistiram apresentações culturais. Na ocasião, também foram premiados os alunos que se destacaram com a melhor redação.

É o caso da estudante Margarida Vieira, 10 anos, da Escola Municipal Agamenon Magalhães. A pequena disse que estava muito feliz em participar desse momento especial. “Eu aprendi que nunca vou cair na tentação das drogas e sempre vou escolher bem meus amigos. Eu gostei de fazer parte do Proerd e vai ficar para a minha vida”.

Outra aluna premiada foi Ester Vitória, 10 anos, da Escola Municipal Tancredo Neves. Ela disse que nunca vai esquecer o que aprendeu durante as aulas. “Participar do Proerd foi importante porque o que eu aprendi vou levar para a vida toda. Não vou usar drogas e nem  fumar”.

“Com o Proerd, nós enxergamos que o programa vem surtindo efeito positivo e o trabalho de prevenção às drogas e qualquer tipo de violência nas escolas têm diminuindo significativamente. Por isso estamos felizes porque sabemos que o trabalho está sendo reconhecidos e nossos alunos estão abraçando a causa”, disse o secretário de Educação Carlos Júnior.

O programa é desenvolvido por meio das secretarias municipais de Educação, Segurança Cidadã e Defesa Civil em parceria com o Governo do Estado e a Polícia Militar. O Diretor de Articulação Social e Direitos Humanos, da Polícia Militar, o Coronel Reinaldo Mesquita destacou a importância do programa. “É um programa que ensina às crianças a resistir às drogas e também os capacitando para combater à violência doméstica. Nós podemos nos aproximar da comunidade escolar e com isso essas crianças serão multiplicadores de conhecimento”.

“A parceria é muito importante porque as crianças que participaram do Proerd  é a garantia de um futuro melhor. Elas vão formar uma sociedade mais consciente e o Proerd é prevenção e não à violência. Isso é o que precisamos de paz, harmonia e um mundo melhor”, enfatizou Flávio Queiroz, gerente de Prevenção da Secretaria de Defesa Social.

O objetivo do Proerd é prevenir o uso das drogas e combater a violência em sala de aula. O público alvo é a criançada que estuda nas turmas dos 5°, 6° e 7° anos, que participaram ao longo do semestre de 10 encontros.