Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Seminário Cultura e Consciência é realizado para profissionais da Educação do Paulista

Educação | 19/11/2019

Seminário Cultura e Consciência é realizado para profissionais da Educação do Paulista

Compartilhe esta notícia:

“Faço parte do apoio técnico pedagógico de uma creche em Pau Amarelo e achei esse seminário muito pertinente, pois, eu mesma faço uso de uma alimentação natural e tomo chás de ervas quando sinto alguma dor. Tive alguns problemas de saúde e usei muitas medicações até descobrir que a minha alimentação influenciava muito no meu tratamento psicológico”, assim disse Marta Silva, servidora da Creche Irmã Linda, que participou do XI Seminário Cultura e Consciência para servidores da rede municipal de ensino, realizado nesta terça-feira (19.11), no auditório da Faculdade Joaquim Nabuco, Centro.

Na ocasião, assuntos sobre medicina natural e uso de ervas que têm a capacidade de curar doenças foram discutidos, além do fortalecimento cultural de raças e etnias. E os professores do município puderam aprender ainda mais sobre o tema e reproduzir para os alunos o que ensinam as ações da cultura africana e dos povos indígenas.

Coordenado pela Secretaria de Educação do Paulista, a palestra contou com apresentações da contadora de histórias Fátima Campelo e do palestrante, médico e especialista em plantas medicinais e fitoterápicas, Celerino Almeida.

O secretário Executivo de Educação do Paulista, Emanuel Souto, esteve no local e explicou a finalidade do encontro. “Este seminário atende o que pede a lei, determinando que esse tema precisa estar presente de forma firme na educação básica dos municípios, desde a educação infantil ao Ensino de Jovens e Adultos (EJA). E nesta edição, temos um seminário voltado para o conhecimento ancestral, tendo como foco o poder das plantas também. A ideia é que professores e gestores tenham acesso as informações e possam validar esse conhecimento também nas escolas, conhecendo a importância do negro e do índio na composição da nossa cultura, combatendo o racismo e as diferentes formas de preconceito num espaço plural onde se deve prevalecer o respeito, tolerância e os valores”, declarou.

“Devido ao avanço da internet, assuntos como a ciência natural encontram-se esquecidos. Pois, quando se sente alguma dor, muitas pessoas procuram informações e indicações de remédios na internet, e ás vezes, apenas um chá de ervas resolve. Atualmente, existem muitas ervas que podem ser cultivadas dentro de casa, suspensas por caqueras, reaproveitando a garrafa ou até mesmo pneus e ainda trabalhando a questão ambiental. É infinito o que a natureza nos oferece e é gratuito!”, concluiu a coordenadora da Área de Ciências Naturais do Paulista, Rosana Santos.


Imagens:

Compartilhe: