Saúde | 04/11/2019
Em Paulista, profissionais participam de capacitação para aprimorar o atendimento aos usuários das Unidades de Saúde
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A tarde desta terça-feira (05.11)
foi momento de capacitação para os agentes Administrativos que trabalham nas
Unidades de Saúde da Família do município do Paulista. Visando qualificar os
profissionais no atendimento ao público, a Secretaria Municipal de Saúde teve a
iniciativa de criar um ciclo formativo para que estes profissionais saibam
acolher a população de uma maneira ainda mais humanizada nas USF da cidade. A
palestra aconteceu no auditório do Centro Administrativo, em Maranguape I.
A iniciativa tem o intuito de
estimular o exercício da empatia com o próximo, como também mostrar as
ferramentas para que estes profissionais tenham o poder de acolher a população,
e assim, se aproximar mais do usuário das Unidades. Na ocasião, os agentes
Administrativos puderam discutir sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e quais
os dispositivos que existem no município para dar suporte aos profissionais.
A secretária de Saúde do
Paulista, Fabiana Bernart, esteve no local e explicou que este encontro
ocorrerá em cinco edições, com três turmas diferentes, e que em cada um destes
momentos terão temáticas específicas voltadas para o acolhimento da mulher
vítima de violência, para a população LGBTTI e também para a própria
humanização em saúde.
“Iremos capacitar cerca de 210
recepcionistas e pessoas ligadas as recepções das USF. Nossa proposta não é
somente trabalhar a humanização como um tema teórico, como também através de
dinâmicas e dando exemplos, para que possamos notar uma mudança na qualidade do
trabalho de cada um deles. Estamos divulgando também, que cada unidade terá o
próprio telefone disponível, pois, isso também é uma forma de acolher os
pacientes. Onde, o usuário poderá ligar para a USF e os profissionais também
poderão ligar para os pacientes informando-os sobre algo que vier acontecer”,
afirmou Fabiana.
Prestigiando a reunião, o
prefeito Júnior Matuto enfatizou o compromisso da gestão em externar sua
preocupação com os cidadãos. “Estamos dando a oportunidade de pessoas tratarem
nossa população com carinho e respeito. Por isso, procuramos fazer esta capacitação
para treinar ainda mais os profissionais daqui, pois, o governo vem externando
e pondo em prática o compromisso e a sensibilidade que devemos ter com os
cidadãos, principalmente, aqueles que batem na porta das unidades de saúde, não
por que querem, gostam ou acham bonito, e sim, por extrema necessidade. Então,
reafirmo aqui, que precisamos tratar as pessoas como a gente gostaria de ser
tratado, para que num futuro próximo possamos ter uma sociedade justa, digna e
igualitária”, afirmou.
“A gente percebe que os agentes
administrativos de uma unidade de saúde é como aquelas donas de casa
cuidadosas. E estes servidores são as primeiras pessoas que um paciente procura
numa USF. Por isso, somamos todos os esforços necessários e estamos dando uma
capacitação deste porte elevado, para realmente fazer valer todas as
atribuições do servidores”, assim disse Francisco Padilha, chefe de Gabinete.
“Essa capacitação é necessária,
para que os pacientes se sintam confortáveis nas unidades de saúde. Pois,
quando eles chegam na recepção, que é onde tudo começa, e são bem atendidos, o
resultado é bem melhor. Aqui na palestra, trocamos experiências com outros
profissionais, ampliamos nosso conhecimento e buscamos sempre o respeito ao
paciente”, afirmou Jabez Costa, que é recepcionista-auxiliar Administrativo da
USF de Arthur Lundgren I.
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