PAULISTA > Notícias > Reciclagem vira matéria prima na revitalização de praças do Paulista

Educação | 11/12/2014

Reciclagem vira matéria prima na revitalização de praças do Paulista

Material reaproveitável e plantio de mudas estão sendo aplicados nos espaços públicos

Numa fase em que a sustentabilidade anda muito em voga, a Prefeitura do Paulista, através da Secretaria de Serviços Públicos do Paulista está revitalizando as praças da cidade com parte de material reaproveitável. Os equipamentos, que antes tinham como destino certo o lixo, passam por uma repaginação e começam a compor o cenário dos logradouros públicos. Sucatas de ferro, carcaças de luminárias queimadas e bancos antigos: nada se perde, tudo se transforma.

O trabalho de paisagismo enfoca os 3Rs da sustentabilidade: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. A intenção da atual administração é sensibilizar a sociedade para atuar na preservação do patrimônio público e do meio ambiente. Em cada logradouro recuperado, a prefeitura instala placas com a frase: Eu vivo Paulista. Preserve!

Atualmente, cinco praças estão sendo restauradas com peças reutilizáveis e componentes ecologicamente corretos. Além disso, os logradouros atendem aos critérios de acessibilidade para acesso de cadeirantes.  Os principais objetivos da iniciativa é despertar nos moradores a importância do contato com o verde e a consciência socioambiental. A expectativa é de que o trabalho seja finalizado até o final do próximo mês de dezembro.

Um dos pontos recuperados com o conceito de sustentabilidade é a praça localizada ao lado do casarão da família Lundgren, na área central da cidade. No local, a prefeitura instalou blocos intertravados no piso (que acumulam água na base) e fixou um poste e três bancos de modelo colonial oriundos de entulhos. O plantio de mudas não foi esquecido. Palmeiras, Bem-Casados (coroa de cristo) e Pingos-de-Ouro deram um toque bem ecológico na nova praça. Quatro refletores com lâmpadas verdes dão os contornos ambientais. A iluminação é de Led – o que viabiliza uma economia de 90% em relação ao consumo das lâmpadas incandescentes, além de ter maior durabilidade.

Entre a PE-15 e a Avenida Marechal Floriano Peixoto, em frente ao Terminal Integrado Pelópidas Silveira, também no Centro, a Secretaria de Serviços Públicos está construindo um passeio ecológico. Pau-Brasil, Ipê e Palmeiras vão dá um toque bem natural ao lugar. Uma fonte d’água vai complementar o ambiente ecológico.

As praças das ruas 70 e 103, em Maranguape II, e do encontro da PE-01 (Avenida Cláudio José Gueiros Leite) com a PE-22, em Maria Farinha, também serão reestruturadas levando em consideração a filosofia do reaproveitamento.