PAULISTA > Notícias > Mulheres do Saúde em Movimento participam de ação em alusão ao Outubro Rosa no Paulista

Saúde | 23/10/2019

“Há cerca de quatro anos eu descobrir que estava com câncer, mas mesmo assim não desisti da vida. E mesmo fazendo quimioterapia, continuo fazendo parte do Saúde em Movimento. Hoje essa iniciativa foi muito importante para nós mulheres, pois, o câncer de mama tem cura” disse, emocionada, a aposentada Marlene Miranda, 83 anos, durante o discurso no evento em alusão ao Outubro Rosa, realizado pela Prefeitura do Paulista, nesta quarta-feira (23), na área externa da igreja Nossa Senhora da Conceição, na Conceição.

Marcado pela animação das idosas de oito polos do programa Saúde em Movimento, a ação contou a presença do prefeito Junior Matuto. Para ele, é uma imensa satisfação e alegria poder participar de mais uma ação de conscientização ao combate do câncer de mama.  “O dia de hoje reforça o cuidado e a rotina permanente de cuidar da vida das pessoas, principalmente, com o idoso do município do Paulista, e mesmo não sendo uma obra de cal, pedra e cimento, ela é muito importante, pois, é uma iniciativa que da vida a vida das pessoas”, afirmou o gestor municipal.

Além dele, a secretária de Saúde do Paulista, Fabiana Bernart, esteve no evento e aproveitou a oportunidade para reforçar a importância desse mês. "Rodamos quase todo município com ações que tem como objetivo sensibilizar a população. A partir dos 40 anos, as mulheres devem fazer a mamografia e a prevenção. Vale lembrar que o Outubro Rosa faz alusão ao câncer de mama e ao câncer do colo do útero”, ressaltou.

A moradora Maria José, 50 anos, achou muito significativo o dia de hoje. “Estamos no final do mês e momentos assim fazem com que a gente se divirta e ainda se conscientize  para fazer o autoexame e a mamografia”, comentou.

Vale ressaltar que a Secretaria de Saúde do Paulista, através do programa Amigo do Peito percorre os bairros do município realizando mensalmente o exame de mamografia. Para realizar o procedimento as mulheres precisam ter idade acima de 40 anos e estarem cadastradas na Unidade de Saúde da Família do bairro. Também é preciso apresentar um documento de identificação e o cartão SUS.

Confira a agenda deste mês:

HORÁRIO

23/10/2019

USF JOSÉ BORGES II

AVENIDA 2 – ALAMEDA.

24/10/2019

USF PARATIBE I

RUA GENÁRIO EUSTÁQUIO DE ANDRADE,  Nº 40

DAS 14H ÀS 20H

25/10/2019

IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS

AV. F - MARANGUAPE II.

29/10/2019

IGREJA BATISTA EVANGELISTA

AV. CLAUDIO GUEIROS LEITE Nº 4143 – JANGA.