PAULISTA > Notícias > Educação do Paulista presta contas apresentando avanços significativos na rede municipal de ensino

Educação | 11/10/2019

A Secretaria de Educação do Paulista apresentou na manhã desta sexta-feira (11.10) uma prestação de contas das ações desenvolvidas na rede municipal ao longo dos últimos sete anos. Os avanços apresentados são bastante significativos, desde a diminuição da evasão escolar em 52% e o aumento de 15 alunos especiais para 649 alunos matriculados nas escolas municipais.

Durante a apresentação, a gestão municipal ainda destacou os investimentos aplicados, como as constantes formações dos profissionais da rede; a melhoria da estrutura física das unidades; além da implantação de ações estratégicas, como o Cuidar Primeira Infância, o Olhar Paulista, o Propaz, o Escola de Pais, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), o Secretaria Interativa; a unificação do cardápio da merenda; ampliação dos polos de educação inclusiva; e o Programa de Paz nas Escolas.

“Nós temos muita coisa para mostrar, mas muita coisa por fazer. Nós destacamos os avanços dos índices de aprendizagem das duas avaliações do IDEB e IDEPE que mostraram que nossa rede está em crescimento graças a um trabalho desenvolvido pela Secretaria de Educação junto aos professores, próximo às escolas, através das formações. Nós montamos a Base Comum do município juntamente com os professores. Nós criamos a nossa avaliação própria, a AMUDEP. Uma ferramenta importante. Nós estamos trabalhando a base comum. Com esses três pilares: as avaliações, as formações e a Base Comum estão construindo o cidadão do futuro”, disse o secretário de Educação do Município, Carlos Júnior.

“É muito gratificante enquanto chefe de Gabinete do prefeito Junior Matuto presenciar os avanços na educação. Quando assumimos em 2013, o prefeito direcionou todas as atenções para melhorar a qualidade de ensino. Então apresentações como essas mostrando os índices alcançados. É gratificante ver que o nosso trabalho e de toda a equipe técnica da Secretaria de Educação está conseguindo alcançar o objetivo. E nosso sentimento é de melhorar cada vez mais a educação pública de nossa cidade”, enfatizou Francisco Padilha.

“O desafio é grande, mas o que nos anima é ver o compromisso da Educação e toda a rede municipal principalmente com o aluno. Os resultados são claros. E o que mais me deixou satisfeito é que a avaliação é externa pelo Governo Federal, pelo Governo do Estado. Nós estamos acompanhando esses índices e estamos crescendo. E mais uma notícia boa é a redução da evasão escolar. É saber o quanto é importante manter o aluno em sala de aula. O quanto é importante o programa Olhar Paulista para o aprendizado. A rede integrada e sintonizada só contribui para uma sociedade mais justa e igualitária”, enfatizou o prefeito Júnior Matuto.

Durante o evento, o prefeito Júnior Matuto prestou uma homenagem ao professor Gláucio Ramos. O educador, que retornou da Alemanha no final do mês de setembro, foi um dos vencedores do Prêmio Espírito Público. A premiação foi pelo seu trabalho voltado ao incentivo à leitura entre os estudantes da Rede Municipal de Ensino do Paulista.

“Estou muito feliz por esse reconhecimento. Isso só estimula o professor a  continuar fazendo seu trabalho. Tenho muita satisfação em receber essa homenagem e divido com meus colegas de trabalho porque é um trabalho coletivo. É uma inquietação desenvolver esses projetos educacionais, mas para que eles aconteçam é preciso que outras pessoas abracem a proposta” disse o Gláucio Ramos.

O evento aconteceu na Faculdade Joaquim Nabuco, no Centro da cidade, e contou com a participação de diversos profissionais da rede municipal, como professores, gestores, supervisores, representantes da sociedade civil, e do Sindicato dos Professores do Paulista. Os vereadores Eudes Farias e Tonico Valpassos também marcaram presença na Prestação de Contas.