Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Campanha contra o Sarampo começa em Paulista

Saúde | 07/10/2019

Campanha contra o Sarampo começa em Paulista

Compartilhe esta notícia:

A partir de hoje os moradores do Paulista que têm crianças de seis meses até menores de 5 anos poderão vaciná-las contra o Sarampo, pois nesta segunda-feira (07.10) começou a Campanha Nacional de Vacinação desta doença.  A programação de imunização do município teve início hoje pela manhã, na Unidade de Saúde da Família Edgar Alves II, no bairro do Engenho Maranguape, e segue até o dia até 25 de outubro, em todas as 55 unidades básicas de saúde do Paulista, de segunda a sexta, das 08h às 17h.

A enfermeira Marcela Martins aproveitou o início da campanha para trazer logo o filho de apenas seis meses. “Eu estou vendo o quanto está solando o sarampo e corri para a Unidade mais próxima para fazer essa vacinação nele e atualizar as outras que ele tem para tomar”, comentou.

Segundo Sheyla Seabra, coordenadora do programa Nacional de Imunização do munícipio (PNI), a vacinação é uma das medidas mais importantes de prevenção contra doenças. “Necessitamos prevenir essa doença para que não apareçam mais casos e isso só pode ser feito através da vacina contra o Sarampo. Então que a população se sensibilize e leve suas crianças conforme a indicação da idade já que neste primeiro momento elas são público-alvo”, afirmou Seabra.

O Dia D da campanha de vacinação está marcado para 19 de Outubro e tem como objetivo atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde e evitar casos graves e óbitos. Para a secretária de Saúde do Paulista, Fabiana Bernart, a gestão vem trabalhando de forma árdua no território para alcançar esse plano.  “Pretendemos imunizar 100% das crianças, que é cerca de 50 mil e vale lembrar que reabastecemos todas as unidades de saúde com a vacina do Sarampo”, ressaltou Bernart.

Sarampo: O diagnóstico clínico do sarampo demanda um histórico de febre de pelo menos três dias e a presença de pelo menos um dos três seguintes sintomas: tosse, coriza ou conjuntivite. Caso esteja com suspeita, procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência.

 


Imagens:

Compartilhe: