PAULISTA > Notícias > Mestre Zeca do Rolete recebe homenagem no Paulista

Cultura | 26/09/2019

Mestre Zeca do Rolete recebe homenagem no Paulista

Com o objetivo de valorizar e enaltecer o trabalho árduo dos artistas do Paulista, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura do município, em parceria com a Banda Sinfônica Aristides Borges realizou uma homenagem especial ao Mestre Zeca do Rolete. A iniciativa aconteceu na manhã desta quinta-feira (26.09), na residência do artista, na comunidade do Tururu, no Janga.

São 76 anos de vida, sendo a maioria deles dedicados à cultura popular. Seu José Galdino dos Santos, popularmente conhecido como Zeca do Rolete já realizou shows em diversos estados do Brasil e do mundo e coleciona prêmios e homenagens em sua humilde residência. O músico também coleciona moedas antigas, rádios e utensílios em sua casa, onde mora com sua esposa e seus filhos.

Ao som dos músicos da Banda Sinfônica Aristides Borges, comandados pelo Maestro Leonildo Araújo, o Mestre do Coco Zeca do Rolete recebeu as homenagens e fez questão de ressaltar para o poder público, sua família e sua vizinhança que o coco é sua vida.

Emocionado, Zeca do Rolete conta como foi receber o reconhecimento. “Estar recebendo essa homenagem hoje, para mim, é muito maravilho. É ver que alguém está se empenhando com a cultura popular. Eu mesmo coloquei minha família toda pra fazer coco de roda pra levar à musica para as pessoas, pra que todo mundo fique sabendo que a cultura popular não pode morrer. Fiquei muito feliz com essa surpresa!”, disse.

A iniciativa de homenagear o artista partiu da Secretaria de Cultura da cidade, como conta o Secretário da pasta Jorge Rocha. “A iniciativa visa homenagear os artistas da cultura popular da nossa cidade. Esta ação é um resgate as nossas tradições, a nossa memória e a nossa cultura. Zeca leva o nome da nossa cidade para os quatro cantos do Brasil e tem vários prêmios representando a cidade do Paulista”, comentou.

Para o Maestro Leonildo Araújo, da Banda Sinfônica Aristides Borges, é importante reconhecer o trabalho destes artistas populares. “A proposta da nossa Banda é procurar estes artistas que estão no anonimato para mostrar à população que estes artistas existem e são importantes pra nossa cultura e história.”, contou.