PAULISTA > Notícias > Saúde do Paulista oferece capacitação para enfermeiros sobre o câncer do colo do útero

Saúde | 03/09/2019

Com o objetivo de orientar, atualizar e reforçar a importância no combate do câncer de colo do útero, a Secretaria Municipal de Saúde proporcionou nesta terça-feira (03), uma capacitação sobre o rastreamento dessa doença para os enfermeiros da rede. No auditório da saúde, os profissionais aproveitaram para tirar dúvidas sobre o assunto.

A iniciativa foi conduzida pelo Doutor Amilton Gusmão. Para ele, realizar esse tipo de evento é de grande relevância.  “Dentre os tumores malignos, o câncer do colo do útero ocupa a terceira posição, porém, ele pode ser evitado, pois como ele se manifesta por lesões que não são cânceres, podem ser diagnosticadas facilmente através do Papanicolau, um exame simples e rápido que colhe células do colo do útero para análise em laboratório. Se o profissional estiver voltado a essa situação através disso e das ações realizadas nas unidades de saúde, a gente evita a morte de muitas mulheres”, frisou.

Segundo a coordenadora Municipal da Mulher, Alina Queiroz, esses enfermeiros fizeram parte das últimas chamadas do concurso prestado pela Prefeitura do Paulista e essa capacitação serviu para orientar e compartilhar conhecimentos. “ Como eles chegaram recentemente, muito deles estavam cobrando essa formação e hoje conseguimos nos reunir para falar de um assunto tão fundamental para todos”, afirmou.

Uma das participantes foi a enfermeira da USF Jardim Paulista Alto, Joselice Lemos. “Essa iniciativa tem que se repetir, pois temos contato diariamente com as mulheres e saber mais sobre o câncer do colo do útero é fundamental, pois acredito que isso redobra nossa atenção  para as lesões  e encaminhamento dessa paciente ao exame”, comentou.

Vale lembrar que as Unidades de Saúde do Paulista disponibilizam a dose gratuitamente. O objetivo da vacina é proteger os jovens antes do início da vida sexual e, portanto, antes do contato com o Papiloma Vírus Humano (HPV).

De acordo O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que para cada ano do biênio 2018/2019, sejam diagnosticados 16.370 novos casos de câncer de colo do útero no Brasil, com um risco estimado de 15,43 casos a cada 100 mil mulheres.

.