PAULISTA > Notícias > Saúde do Paulista promove encontro para os dentistas de Rede

Saúde | 21/08/2019

Saúde do Paulista promove encontro para os dentistas de Rede

Com o objetivo de orientar e atualizar os dentistas que compõe a rede municipal, a Secretaria de Saúde do Paulista promoveu um encontro para tratar sobre encaminhamentos odontológicos, no auditório do Centro Administrativo, em Maranguape I, nesta quarta-feira (21.08).

De acordo com a coordenadora de Saúde Bucal do Paulista, Hingrid Barros, esse encontro foi uma oportunidade de fortalecer cada vez mais a equipe e orientar esses novos profissionais que fizeram parte das últimas chamadas do concurso prestado pela Prefeitura do Paulista.

A iniciativa contou com dois momentos, o primeiro voltado a periodontia que foi conduzido pela dentista do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do município, Angellinne Ribeiro. Segundo ela, hoje foi passado orientações sobre os encaminhamentos da Atenção Básica para o CEO. “Esse encontro foi interessante para dizer ao dentista, quais são os casos de periodontia que devem ser encaminhado para o CEO, pois como é um atendimento especializado, nem todos necessariamente precisam ir até lá”, afirmou.

O segundo, foi direcionado ao atendimento de pacientes com necessidades especiais e proferido pela dentista que atua nesse serviço inclusivo Amanda Wanderley. “No Brasil, 25% da população, possui alguma deficiência e aqui em Paulista atendemos essas pessoas. Hoje orientamos os dentistas a identificarem quais são os pacientes especiais que não tem como ser atendimentos nas Unidades de Saúde da Família (USF), como por exemplo, aquele paciente que não colabora com o tratamento ou que tem o comprometimento sistêmico grave. Vale lembrar que pessoas com diabetes e hipertensão também fazem parte desse atendimento especial aqui na rede”, ressaltou.

O cirurgião-dentista Pedro Petribu, que atua na USF Chega Mais, aprovou a iniciativa. “Esse encontro foi bem produtivo e construtivo, para que a gente consiga articular essa rede inteira”, comentou.

Já a cirurgiã-dentista, Ana Elizabete, aproveitou a oportunidade para ressaltar a importância do serviço. “É extremamente importante não só para categoria, mas para rede como um todo. A partir do momento que a gente como dentista domina o fluxo do município, a população ganha e a equipe também.”, finalizou.

Vale ressaltar que os moradores do Paulista que possuem alguma deficiência e que precisam de atendimento odontológico podem contar com serviço inclusivo. A Secretaria Municipal de Saúde oferece um atendimento direcionado para essas pessoas, por meio da Unidade de Saúde da Família (USF) Quirino Ribeiro, localizada na Rua Belo Horizonte, número 1080, Nossa Senhora da Conceição.

Para conseguir atendimento é necessário ter em mãos o encaminhamento da unidade de saúde da localidade onde o usuário reside. Após a primeira consulta, a pessoa com deficiência passa a ser acompanhada pelos profissionais do serviço inclusivo. O horário de atendimento é realizado na segunda, terça, quarta e sexta a partir das 8h até 12h.