PAULISTA > Notícias > Paulista finaliza o semestre com saldo positivo de ações ambientais

Meio Ambiente | 01/08/2019

Paulista finaliza o semestre com saldo positivo de ações ambientais

A Secretaria Executiva de Meio Ambiente (SEMA) do Paulista finalizou o primeiro semestre de 2019 com um saldo de ações positivas. Neste ano, a equipe da pasta seguiu trabalhando na realização de programas ambientais como o Praia Viva, Paulista + Sustentável e o Viver Saudável. Estas ações têm como objetivo principal o desenvolvimento de valores e atitude de sustentabilidade para o município.

A SEMA, através do Programa Paulista + Sustentável, realizou um evento em comemoração ao Dia Nacional da Conservação do Solo, no Ecoparque das Paineiras, no Centro. A ação, que contou com o apoio do Projeto Massapê (UFRPE), promoveu diversas atividades para o público como palestras de conscientização sobre a flora silvestre e os desafios no combate ao comércio ilegal de plantas nativas. Os servidores também ofereceram assistência técnica, como a criação de horta nas escolas e CRAS do município.

Ainda neste primeiro semestre foi iniciado o Projeto ArBora, que realizou a arborização de praças, monitoramento, levantamento, identificação e divulgação de informações sobre a arborização urbana. Três praças do município já receberam o projeto, entre elas a Praça Emílio Russel, no bairro de Maranguape I. A Escola Ministro Marcos Freire, também localizada em Maranguape I foi contemplada pelo ArBora.

Entre os meses de dezembro a maio, os profissionais da SEMA realizaram o monitoramento dos ninhos e do nascimento das tartarugas marinhas, além de desenvolverem ações de educação ambiental para a sensibilização da população em relação à preservação das tartarugas, através do Projeto Praia Viva. Ao todo foram monitorados quatro ninhos de tartarugas marinhas com cerca de 450 tartaruguinhas.

Através do Programa Recicla Paulista, a Secretaria de Meio Ambiente conseguiu coletar três toneladas de lixo eletrônico durante o projeto Viva Orla, que aconteceu na Av. Beira-Mar, no Janga. A SEMA também realizou a inauguração do Ponto de Lixo Eletrônico no prédio do Centro Administrativo da Prefeitura, em parceria com o Centro de Recondicionamento de Computadores– CRC.

O mês de junho foi marcado pela comemoração da Semana do Meio Ambiente. Foram realizadas palestras, exposições, e diversas oficinas no Centro Administrativo da Prefeitura. O evento contou com a parceria do Conselho Regional de Nutrição, Associação de Orquidofilia de Pernambuco, entre outros. A realização também contou com a parceria das secretarias de Educação, Saúde, Turismo e Políticas Sociais do Paulista.

No mês de julho a Secretaria realizou II Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional do Paulista, em parceria com o Centro de Educação em Formação de Medicina Popular -   CEFOMP.

São ações como estas que têm tornado Paulista uma referência no trabalho de preservação da natureza e educação ambiental.  Os trabalhos são realizados através do Núcleo de Sustentabilidade Urbana da SEMA.  Com o apoio de parceiros, as atividades vão continuar nesse segundo semestre. Dentre essas ações, destaque para o início do projeto de monitoramento e preservação da vegetação de restinga nas praias do Paulista.