Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Você sabe a diferença entre Dengue, Zika e Chikungunya?

Saúde | 31/07/2019

Você sabe a diferença entre Dengue, Zika e Chikungunya?

Compartilhe esta notícia:

Essas doenças se tornaram bastante conhecidas nos últimos tempos. A Dengue, a Zika e a Chikungunya chegaram a afetar centenas de pessoas por todo o país, e por serem transmitidas pelo mesmo vetor (o mosquito), causam algumas confusões entre os sintomas. Mas, apesar da semelhança, essas doenças podem ser distinguidas clinicamente. Confira aqui o que difere uma da outra:

DENGUE – A primeira característica desta doença é a febre alta, pois a mesma se inicia de forma repentina e vem acompanhada de dores nas articulações, dor no fundo dos olhos, dor de cabeça, náusea, vômitos entre outros. Podendo também apresentar manchas avermelhadas na pele;

ZIKA – É uma doença neurológica grave, caracterizada pela inflamação dos nervos e fraqueza muscular. Segundo pesquisas, é a que mais preocupa os profissionais em medicina, visto que, quando a doença é adquirida durante a gestação, pode causar danos irreversíveis a saúde do bebê. O Zika vírus também é conhecido por afetar os olhos, pois, ao adquiri-la a pessoa fica com os olhos avermelhados e com sensibilidade à luz, além de algumas dores de leve no corpo. Alguns casos desta enfermidade também podem desenvolver outra doença que é a Guillain Barré, uma síndrome que ataca parte do sistema nervoso responsável por conectar o cérebro a outras partes do corpo;

CHIKUNGUNYA – A principal causa da Chikungunya é a febre alta e de forma brusca, que sempre vem acompanhada de dores intensas nas articulações, causando inchaços e dificuldades na locomoção e na prática de algumas atividades cotidianas.

É importante ressaltar que a pessoa que possuir alguns dos sintomas dessas três doenças precisa fazer uma consulta imediatamente com um médico, para que assim a avaliação e o diagnóstico sejam feitos, e as devidas providências sejam tomadas.

 


Imagens:

Compartilhe: