PAULISTA > Notícias > Entenda como proceder ao encontrar animais silvestres após um temporal

Meio Ambiente | 26/07/2019

Entenda como proceder ao encontrar animais silvestres após um temporal

No período do inverno, devido às fortes chuvas, os níveis de rios e lagos tendem a subir mais que o normal e é natural que apareçam animais silvestres nas áreas urbanas onde essas águas passam. Já imaginou dar de cara com uma tartaruga no seu quintal, por exemplo? Ou com um jacaré? Entenda como proceder caso isto aconteça, para que os bichos sejam capturados com segurança e possam ser devolvidos ao seu habitat natural.

Qualquer pessoa iria se assustar ao encontrar um animal não domesticado de forma inesperada, mas a Secretaria de Meio Ambiente do Paulista (SEMA), através do Núcleo de Sustentabilidade Urbana do município, vem fazendo um trabalho para realizar o monitoramento dos rios para proteger estes animais e orientando as pessoas sobre como proceder ao encontrar um destes bichinhos.

Muitas pessoas costumam espantar ou até tentam capturar os animais, mas Herbert Andrade, Gestor Ambiental da SEMA, orienta que, caso seja encontrado um destes animais silvestres no município do Paulista, as pessoas devem entrar em contato com a SEMA, através do telefone 3433-1311, de segunda à sexta, das 7h às 13h.

“Se as pessoas avistarem algum animal tanto dentro de casa quanto na rua, após as enchentes, o ideal é não se aproximar. É importante acionar os órgãos competentes para que a gente possa fazer o resgate do animal em segurança, não só o animal, mas também para garantir a segurança das pessoas. A gente orienta que ao verem um animal silvestre, não tentem tocar para não estressar o animal, fazendo com que ele ataque para se defender”, ressaltou Herbert Andrade, Gestor Ambiental da SEMA.

Outro meio de comunicação para capturar os bichos de forma segura é o telefone do plantão da Guarda Municipal, através do telefone 153.