PAULISTA > Notícias > Prefeitura do Paulista inicia reordenamento urbano na orla do Janga

Educação | 24/11/2014

Prefeitura do Paulista inicia reordenamento urbano na orla do Janga

Para disciplinar os espaços públicos na orla, calçadão e vias de acesso do bairro do Janga, a Prefeitura do Paulista iniciou uma ação de reordenamento urbano, na manhã deste domingo (23.11). A atividade, que ocorreu de forma conjunta entre as Secretarias de Meio Ambiente e Transporte, teve início na ponte do Janga e se estendeu até o Bompreço.

Cerca de 30 profissionais participaram da ação, que também contou com o apoio de uma viatura do 17º batalhão da Polícia Militar. Na ocasião, 11 barracas que ocupavam irregularmente o calçadão e a faixa de areia da praia foram notificadas pela Secretaria de Meio Ambiente. Já a Secretaria de Mobilidade e Transporte realizou 82 abordagens, cinco remoções de motocicletas e 16 autuações.

“Os moradores da localidade estão reclamando da constante circulação de transportes, como motos, em cima do calçadão. Assim, como os quadricíclos que transitam, em alta velocidade, na faixa de areia pondo em risco a segurança dos banhistas. Vamos coibir essa prática na localidade”, explicou Evanil Belém, secretário de Mobilidade e Transporte.

Para Luzitânia Leocádio, 47, ambulante, o trabalho realizado pela atual gestão é de bastante importância e serve como incentivo para os trabalhadores. “A praia tem que ser organizada, para que não só os paulistenses, como também os turistas, tenham orgulho da cidade. Só não podemos esquecer que ambos os lados devem ser beneficiados com essa ação. Todos aqui são pais de família e precisam desse trabalho para garantir o pão de cada dia”, finalizou.

Segundo o secretário executivo de Meio Ambiente, Leslie Tavares, a ação integrada tem o intuito de coibir os abusos e desrespeito às normas municipais. “Vamos fiscalizar o uso de barracas que invadem o espaço da praia dificultando o acesso do público. A nossa área é considerada território de desova de tartarugas e essa ocupação irregular, assim como o tráfego constante de quadricíclos, prejudicam bastante o local”, concluiu.

A iniciativa, que tem caráter corretivo e educativo, abrange toda orla do município e será executada até o final deste ano, sempre aos domingos. Para resolver as pendências e obter esclarecimentos, os autuados deverão se dirigir às respectivas secretarias, de segunda à sexta-feira, das 8h às 13h30.

SERVIÇO:

Secretaria de Turismo e Cultura – Rua da Mangueira, 05, Centro - Paulista