Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Piolhos: nessa volta às aulas, não deixe que o couro cabeludo do seu filho seja infectado

Saúde | 22/07/2019

Piolhos: nessa volta às aulas, não deixe que o couro cabeludo do seu filho seja infectado

Compartilhe esta notícia:

Nesta volta as aulas, muitos pais aproveitam para reorganizar a rotina escolar dos filhos, e é nessa época também que os surtos de piolhos se tornam o assunto do momento, preocupando assim algumas mães que até acreditam ser a falta de higiene ou que o piolho pule de uma cabeça para outra.

O piolho é um pequeno inseto que vive no couro cabeludo, se alimentando do sangue das pessoas, gerando assim, muitas coceiras devido a saliva que ele também injeta no couro cabeludo.

Segundo algumas pesquisas, a falta de higienização durante a lavagem do cabelo não influencia no ato da infestação dos piolhos, pois, o inseto consegue sobreviver até por 20 minutos submerso d´água. E apesar de ser um inseto, o piolho não tem a capacidade de voar nem de pular de uma cabeça para outra, pois não possui pernas adaptadas para o salto, ao contrário da pulga. Isso significa que a transmissão do piolho é somente por contato direto, como exemplo, o uso dos mesmos pentes, escovas, prendedores e lenços de cabelo, travesseiros, bonés ou capacete de uma pessoa que já tenha piolho, além de encostar a cabeça para tirar uma fotografia, entre outros.

É importante tratar a infestação de uma maneira adequada, evitando também algumas dicas caseiras que podem até causar danos à saúde, tais como, uso de pesticidas ou remédios que são feitos exclusivamente para animais. Isso pode ser absorvido pelo organismo da criança, levando-a a ter problemas sérios de saúde. Nenhum tipo de produto deve ser utilizado sem recomendação médica, pois, o couro cabeludo funciona como uma espécie de esponja que absorve o que é aplicado na cabeça.

É necessário levar o pequeno a uma consulta com o médico pediatra, para que seja receitado um remédio específico que acabe de vez com os piolhos que tanto incomodam. É fundamental seguir o tratamento que o profissional sugerir, pois, este cuidado surte um efeito continuado, evitando que o piolho volte e infecte novamente a criança. E não esqueça de fazer também o uso diário de um pente fino.


Imagens:

Compartilhe: